LA DEPENDENCIA EN LA MOVILIDAD INTERNACIONAL DE LOS ESTUDIANTES LATINOAMERICANOS: UNA MIRADA CRÍTICA A ECUADOR Y BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4401Palavras-chave:
dependência, educação internacional, Brasil, Equador, Ciências sem FronteirasResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre o patrocínio doméstico da mobilidade internacional, utilizando uma abordagem teórica marxista brasileira da dependência. Com este intuito, estabelece-se uma conexão com o Equador, relacionando a educação terciária como elemento central da análise e a absorção dos estudantes que, após o término do financiamento, decidem retornar ao país de origem ou permanecer no país de estudos. A aproximação entre os dois países é relevante, pois tanto o Brasil quanto o Equador encerraram seus programas de incentivo à mobilidade internacional, que haviam sido estabelecidos durante o ciclo progressista latino-americano, como os programas Ciências Sem Fronteiras no Brasil (CsF) e Escuelas del Milenio no Equador (UME). Utilizando entrevistas semiestruturadas, são analisadas duas trajetórias de estudantes que foram bolsistas do programa de mobilidade CsF, juntamente com o caso de um estudante participante do programa equatoriano Unidades Educacionais do Milênio (UME). As trajetórias dos bolsistas são reinterpretadas considerando as implicações do retorno ao país de origem após terem acesso à educação internacional patrocinada pelo governo. Essas experiências influenciaram suas oportunidades no mercado de trabalho, tanto nacional quanto internacional, e afetaram suas decisões de retornar ou permanecer no exterior, em um contexto em que há valorização da experiência internacional e precarização dos recém-formados. Como conclusão, destaca-se que uma crítica marxista da dependência pode ser um método teórico de análise importante para interpretar a especialização da mão de obra por meio da educação internacional, indicando que mesmo uma agenda política aparentemente bem-intencionada pode contribuir para a reprodução da subalternidade dos estudantes e do país.
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