AS TRAJETÓRIAS DE JOVENS PERIFÉRICOS: OS CURSINHOS POPULARES E O PROJETO DE VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2878

Palavras-chave:

Trajetórias escolares. Projeto de vida. Cursinhos populares. Democratização do ensino., Potencialidade e impacto social; Educação básica; Democratização do ensino.

Resumo

O presente artigo objetiva identificar e socializar a potencialidade e impacto social dos cursinhos populares na democratização do acesso ao ensino universitário e, também, na concretização do projeto de vida de jovens periféricos. Para tanto buscou-se compreender o processo de formação na educação básica, a projeção do projeto de vida e o ingresso no ensino superior. A pesquisa assume caráter qualitativo ao se propor analisar as relações a partir dos contextos sociais explicitados nas narrativas e nas perspectivas dos colaboradores. Participaram da pesquisa nove sujeitos que passaram por cursinhos populares e se dispuseram contribuir com nossas reflexões. As narrativas desvelam que os cursinhos
populares impactam na vida desses sujeitos através da horizontalidade do ensino e da construção de identidades socioculturais. A pesquisa sinaliza que os cursinhos populares ao contribuírem para mitigar as deficiências da educação básica pública, apresentam potencial de contribuir efetivamente com estudantes, cujo projeto de vida é ingressar no ensino superior. No entanto, denuncia, também, a urgência da necessidade do aperfeiçoamento de políticas públicas na educação básica, buscando um aprimoramento da educação pública, no intuito de formar sujeitos capazes de fazerem escolhas e de ingressar no ensino superior sem depender dos cursinhos populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Lima dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Pós Graduando Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Jonisario Littig, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU)

Coordenador Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU) no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assisolina Assis Andrade – Vila Velha – ES.

Vilmar José Borges, Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutor em Educação Escolar, pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraqurara-SP.

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Líder do Grupo de Pesquisa "Narrativas, Memórias, SAberes e FAzeres de Professores de Geografia e História da Educação Básica".

Referências

AMARAL, N. C. PEC 241/55: a morte do pne (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico Científico Editado Pela Anpae, [S.L.], v. 32, n. 3, p. 653, 21 dez. 2016. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/70262>. Acesso em 29 de março de 2021.

BARDIN. L. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora Edições, 2011.

BOURDIEU. P. Sociologia. Organizado por Renato Ortiz. Tradução Paula Montero e Alicia Auzmendi. São Paulo: Ática. 1983.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30. ago. 2012. Acesso em 08 de abril de 2021.

BRUTSCHER, V. J. Discursos da educação popular contemporânea: encontros com Michel Foucault e Paulo Freire. 251 f. Tese (Doutorado em Educação). ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9874>. Acesso em 27 de junho de 2021.

CARMO, E. et. al. Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 95, n. 240, p. 304-327, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812014000200004&script=sci_arttext>. Acesso em 18 de abril de 2021.

CARVALHO, M. A educação popular como princípio dos cursinhos populares. Cadernos CIMEAC, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 73-82, nov. 2013. ISSN 2178-9770. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1452>. Acesso em 31 de março de 2021.

CASTRO, C. A. Cursinhos alternativos e populares: movimentos territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil. Dissertação (Mestrado em Geografia) ─ Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2005. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/89799>. Acesso em 08 de abril de 2021.

ESCOLA SEM PARTIDO. Quem somos. Sobre nós. Disponível em: http://www.escolasempartido.org/quem-somos/. Acesso em: 29 março de 2021.

FREITAS, M. et al. Política de cotas raciais no ensino superior: perspectivas e desafios. Áskesis-Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, v. 8, n. 1, p. 56-67, 2019. Disponível em: <https://revistaaskesis.ufscar.br/index.php/askesis/article/view/363>. Acesso em 18 de abril de 2021.

GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência & Educação (Bauru), v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132005000200013&script=sci_arttext>. Acesso em 08 de abril de 2021.

LOPES, L. S.; SILVA, F. J.; FERREIRA, A. V. (Pedagogia da) Convivência e práticas socioeducativas em uma ONG no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo – RJ. Educação & Formação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 73–92, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2089. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2089>. Acesso em: 01 de maio. 2021.

MARCELINO, M. Q. S.; CATÃO, M. F. F. M.; LIMA, C. M. P. Representações sociais do projeto de vida entre adolescentes no ensino médio. Psicologia: ciência e profissão, v. 29, n. 3, p. 544-557, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932009000300009&script=sci_abstract&tlng=es>. Acesso em 08 de abril de 2021.

NUNES, L. S. et al. A análise da narrativa como instrumento para pesquisas qualitativas. Revista Ciências Exatas, v. 23, n. 1, 2017. Disponível em: <http://revistas.unitau.br/ojs/index.php/exatas/article/view/2547>. Acesso em 12 de abril de 2021.

SANTOS, J. T. G. et al. A Gamificação como Metodologia para o Desenvolvimento de Competências Gerais da BNCC. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2019. p. 812-821. ISSN 2316-6541. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8577/6142>. Acesso em: 10 maio de 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.812.

SANTOS, J. M. C. T.; SILVA, M. K.; MELO, S. F. A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da UERN ao exame nacional do ensino médio. Educação & Formação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 165–185, 2017. DOI: 10.25053/edufor. v2i6.2580. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/180>. Acesso em: 01 de maio. 2021.

SERRANO, M. D. G. P. Cursinhos populares no Brasil: experiência e educação popular na perspectiva da luta de classes. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunidades e Mudança Social, Universidade do Porto, Porto – Portugal, 2020. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/130905/2/433726.pdf> Acesso em 08 de abril de 2021.

SILVA JUNIOR, A. Ocupações secundaristas no Espírito Santo em 2016: processos de aprendizagem nos espaços de ação direta. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades) ─ Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1043>. Acesso em 27 de junho de 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Lima dos Santos, B. . ., Littig, J. ., & José Borges, V. (2022). AS TRAJETÓRIAS DE JOVENS PERIFÉRICOS: OS CURSINHOS POPULARES E O PROJETO DE VIDA. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(50), 158–183. https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2878