AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • ARACI ASINELLI-LUZ Universidade Federal do Paraná
  • ADOLFO ANTONIO HICKMANN Universidade Federal do Paraná
  • GIRLANE MOURA HICKMANN Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Bioecologia do Desenvolvimento Humano, Transição dos Ciclos de Aprendizagem, Interação, Mediação

Resumo

O presente estudo aborda os fatores do desenvolvimento humano envolvidos na passagem dos Ciclos de Aprendizagem e as possíveis relações com o processo de ensino-aprendizagem, sob a ótica das relações interpessoais e das dimensões afetivas. O referencial teórico baseia-se na perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, na teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e na teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner. Essa escolha justifica-se pela necessidade de uma releitura do processo de vivência do modelo dos ciclos educacionais, na transição ecológica experienciada pelos educandos. O interesse pelo estudo surgiu a partir de recorrentes dificuldades vivenciadas pelos autores em encontrar ações concretas que amparem professores, pais e alunos a minimizar os impactos negativos na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. Índices nacionais do IBGE/Pnad, SAEB/INEP e MEC, apontam para resultados de desempenho escolar baixo especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A aprovação e reprovação, assim como o desempenho escolar ainda são assuntos recorrentes na Educação Brasileira. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi pesquisa bibliográfica realizada através da análise de artigos acadêmicos e de obras de referência sobre o assunto proposto. Os achados evidenciam que o ambiente escolar constitui o espaço efetivo de construção do conhecimento que propicia o desenvolvimento humano e deve levar em consideração a idade maturacional dos educandos. O aprofundamento dos estudos teóricos das relações interpessoais é também um caminho para se alcançar respostas às necessidades educacionais atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ARACI ASINELLI-LUZ, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional), Setor de Educação da UFPR, Brasil. Vice-coordenadora do NEPS – Núcleo de Estudos de Pedagogia Social NEPS/UFPR.

ADOLFO ANTONIO HICKMANN, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação da UFPR, Brasil. Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Membros do NEPS – Núcleo de Estudos de Pedagogia Social NEPS/UFPR. girlanehickmann@gmail.com

GIRLANE MOURA HICKMANN, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação da UFPR, Brasil. Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Membros do NEPS – Núcleo de Estudos de Pedagogia Social NEPS/UFPR. 

Referências

ALAVARSE, O. M. A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 35, 2009.

ALMEIDA, A. R. S. A emoção na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Papiros, 2003.

ALVES, R. A educação dos sentidos. Campinas, SP: Verus, 2005.

ARNOLD, J. Affect in Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press,1999.

ARROYO, M. G. Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores. Educação e Sociedade, v. 20, n. 68, p. 4-162, 1999.

______. Fracasso/sucesso: um pesadelo que perturba nossos sonhos. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 71, p. 33-40, jan. 2000. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1072/974>. Acesso em: 10 mai. 2015.

BARRETTO, E. S. de S.; MITRULIS, E. Trajetória e desafios dos ciclos escolares no país. Estud. av., São Paulo , v. 15, n. 42, Aug. 2001 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 abr. 2014.

BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

BERTAGNA, Regiane Helena. Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela. Pro-Posições [online]. 2010, vol.21, n.3, pp. 193-218. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73072010000300012&script=sci_arttext >.ISSN 0103-7307. Acesso em: 10 mai. 2015.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. DOU, Brasília, DF. TÍTULO I, art. 1º.

______. Sinopse do senso demográfico 2010. Resultados preliminares 6. IBGE, 2010. Disponível em:<http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=P6&uf=00>. Acesso em: 05abr. 2014.

______. Todos pela educação. 2010. Disponível em: < http://www.todospelaeducacao.org.br/>. Acesso em: 30 jul. 2014.

BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Tradução de: Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. (2ª reimpressão. Original publicado em 1996).

______. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Tradução de: André de Carvalho Barreto. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BRUNER, J. A cultura da educação. Trad. Marcos A.G. Domingues. Porto Alegre:Artmed, 2001.

CODO, W.; GAZZOTTI, A. A. Trabalho e afetividade. In: Codo, W. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes; Brasília: CNTE; Brasília: LPT, 1999.

______. Trabalho e afetividade. In: CODO, W. (Org.). Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. Petrópolis, RJ: Vozes,1999.

DALGA LARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

ENGUITA, M. F. A face oculta da escola. São Paulo: Artes Médicas, 1989.

FERREIRA, A. B. H. de. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

FONTANA, D. Psicologia para professores. São Paulo, Loyola, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GUILLOTEAUX, M. J.; DORNYEI, Z. Motivating language learners: a classroomoriented investigation of the effects of motivational strategies on student motivation. TESOL QUARTERLY, 42(1), 55-77. 2008. Disponível em: <http://etheses.nottingham.ac.uk/271/1/Guilloteaux_PhD.pdf>. Acesso em: 14 fev.2014.

HERSEY, P.; BLANCHARD, K. H. Psicologia para administradores. São Paulo: EPU, 1986.

HICKMANN, G. M. Interação professor/aluno na aprendizagem de língua inglesa: motivação para aprender. 2015. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

IBIAPINA, I. M. L. de M. (Org.). Formação de professores: texto e contexto. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MARIOTTI, H. As paixões do ego: complexidade, política e solidariedade. São Paulo:Palas Athena, 2000.

MARCHESI, Á.; PÉREZ, E. M. A Compreensão do Fracasso Escolar. In: MARCHESI, Á.; GIL, C. H.. Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MOREIRA, M. B.; MEDEIROS, C. A. de. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MORIN, E. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 18. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

NUNES, C. C. S. A. Relação entre afetividade e aprendizagem na interação professor aluno no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2007.

PERRENOUD, P. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Tradução de: Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROSSINI, M. A. S. Pedagogia afetiva. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

SAMPAIO, M. das M. F. Um gosto amargo de escola: relações entre currículo, ensino e fracasso escolar. São Paulo: Iglu, 2004.

SIMAS, A. Ideb: Paraná cai no ranking do ensino fundamental. Gazeta do Povo. Caderno: Educação. 14/08/2012, 17h47. Curitiba. Disponível em:<http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/conteudo.phtml?id=1286536>. Acesso em:03 abr. 2014.

SISTO, F. F. O cognitivo, o social e o afetivo no cotidiano escolar. São Paulo: Papirus,1999.

SKINNER, B. F. Questões recentes na análise comportamental. 3. ed. São Paulo: Papirus, 1991.

STASIAK, G. R. Transição ao primeiro ano do ensino fundamental: percepção do estresse pelas crianças, suas características psicológicas e variáveis do seu contexto familiar. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

STREMEL, S. As propostas de ciclos de aprendizagem de redes públicas de ensino brasileiras e seus fundamentos teóricos. IX Seminário ANPED SUL: Caxias do Sul, 2012. Disponível em:<http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2118/352>. Acesso em: 05abr. 2014.

SOUZA, G. L. de et al. Influência do humor e do traço afetivo sobre o tempo de reação para detecção de estimulo visual. Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal. Vol. 99. n.02, abr/mai/jun. 2005. Disponível em: <http://www.aperjrio.org.br/publicacoes/revista/2005/abr/artigo2.pdf>. Acesso em: 02 dez.2013.

TAPIA, J. A. l. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. Tradução Sandra Garcia. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

VIGOTSKI, L.S. Obras escogidas II: Pensamiento y lenguaje. Conferencias sobre Psicología. Tradução José María Bravo (2001). Madrid: Machado Grupo de Distribución,S. L., 2014. Sobranie Sochinenii Tom Vtoroi. Problemi obshei psijologuii. 1982.

______. Obras escogidas IV: Paidología del adolescente. Problemas de la psicología infantil. Tradução de: Lydia Kuper (1996). Madrid: Machado Grupo de Distribución, S. L., 2012. Sobranie Sochinenii Tom Chetviortii. Detskaya Psijologuia. 1984.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968.

______. As origens do caráter na criança. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1971.

Downloads

Publicado

2014-10-28

Como Citar

ASINELLI-LUZ, A. ., HICKMANN, A. A. ., & MOURA HICKMANN, G. . (2014). AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 102–125. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1304

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.