A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i3.12148

Palavras-chave:

Materiais didáticos, Pandemia, Atividades pedagógicas não presenciais

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir as ações do Projeto Escola e Família: Conexão pela Educação que tratam especificamente sobre a produção de materiais didáticos e pedagógicos, evidenciando os principais desafios e contribuições do mesmo para o desenvolvimento do ensino remoto no contexto da pandemia do coronavírus. No tocante metodologia desenvolveu-se pesquisaação, caracterizada pela realização de estudos e resolução de problemas coletivos em que pesquisadores e interlocutores representativos envolvem-se de modo participativo. A produção dos dados foi realizada por meio da observação participante e da aplicação de questionário respondido por 68 professores. O cenário da investigação foi o município de Buriti dos Montes. Os resultados apontam que apesar da relevância dos materiais didáticos e pedagógicos personalizados, o ensino remoto não favorece a interação professor-alunos, dificultando a aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, a presença do professor, o desenvolvimento das situações de aprendizagem planejadas por esse profissional, a interação dos estudantes entre si e com o docente, são de fundamental importância para que a aprendizagem das crianças e adolescentes aconteça de fato. Conclui-se portanto que, o contexto da pandemia criou um cenário emergencial e completamente novo, que deixará marcas a médio e longo prazos e exigirá cuidados inéditos, como no retorno gradual das aulas, levando em conta as orientações para a saúde e o bem-estar social. Para tanto, faz-se necessário o planejamento e desenvolvimento de ações intersetoriais e inclusiva com vistas a garantir o direito de aprender de todos os estudantes.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/principal.htm. Acesso em: 17 de julho de 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Belo Horizonte: UFMG, 1997. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/ldb/principal.htm. Acesso em: 17 jul. 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI). Mudança social no Brasil: um panorama descritivo de 1992 a 2014 a partir de diferentes indicadores. Brasília, DF: MDS; SAGI, 2015ª. (Estudo Técnico nº 10/2015).

BURITI DOS MONTES. Conselho Municipal de Educação. Resolução 02/2020. Regulamenta do Ensino Remoto e dá outras providências. Buriti dos Montes, 2020.

BURITI DOS MONTES. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Projeto Escola e Família: Conexão pela Educação. Buriti dos Montes, PI: SEMEC, 2020.

CETIC.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil 2018. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/domicilios/. Acesso em: 13 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

ALVES MELO, R. .; FRANÇA-CARVALHO, A. D. . A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i3.12148. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1867. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos