A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i3.12148Palavras-chave:
Materiais didáticos, Pandemia, Atividades pedagógicas não presenciaisResumo
O objetivo desse trabalho é discutir as ações do Projeto Escola e Família: Conexão pela Educação que tratam especificamente sobre a produção de materiais didáticos e pedagógicos, evidenciando os principais desafios e contribuições do mesmo para o desenvolvimento do ensino remoto no contexto da pandemia do coronavírus. No tocante metodologia desenvolveu-se pesquisaação, caracterizada pela realização de estudos e resolução de problemas coletivos em que pesquisadores e interlocutores representativos envolvem-se de modo participativo. A produção dos dados foi realizada por meio da observação participante e da aplicação de questionário respondido por 68 professores. O cenário da investigação foi o município de Buriti dos Montes. Os resultados apontam que apesar da relevância dos materiais didáticos e pedagógicos personalizados, o ensino remoto não favorece a interação professor-alunos, dificultando a aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, a presença do professor, o desenvolvimento das situações de aprendizagem planejadas por esse profissional, a interação dos estudantes entre si e com o docente, são de fundamental importância para que a aprendizagem das crianças e adolescentes aconteça de fato. Conclui-se portanto que, o contexto da pandemia criou um cenário emergencial e completamente novo, que deixará marcas a médio e longo prazos e exigirá cuidados inéditos, como no retorno gradual das aulas, levando em conta as orientações para a saúde e o bem-estar social. Para tanto, faz-se necessário o planejamento e desenvolvimento de ações intersetoriais e inclusiva com vistas a garantir o direito de aprender de todos os estudantes.
Referências
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