EDUCAÇÃO CULTURA E ARTE: CONEXÕES RIZOMÁTICAS NA PINTURA “A DANÇA DO BOI DO PIAUÍ” DE AFRÂNIO PESSOA

Autores

Palavras-chave:

Painel Pictórico “A Dança do Boi do Piauí”, Bumba Meu Boi, Professor-artista Afrânio Pessoa, Conexões Rizomáticas

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o painel pictórico “A Dança do Boi do Piauí”, do professor-artista Afrânio Pessoa, objeto desta pesquisa. A questão problema desta pesquisa é: Que conexões derivam da análise rizomática da pintura “A dança do boi do Piauí”? O estudo foi desenvolvido a partir da observação direta, com base nos territórios da arte propostos por Mírian Celeste e Giza Picosque WCCA (2012) e nos elementos da visualidade Ostrower (2004). Para buscarmos estas conexões rizomáticas, optamos por construir as seguintes categorias: Civilização do Couro, para tratar um percurso histórico-cultural do Piauí, baseado em Alves (2003), Abreu (1998); O Bumba-Meu-Boi: foz da carnavalização da civilização couro, para estabelecer relação entre o histórico-cultural e a essa manifestação artística popular, com base em Pádua (2010), Passos (2014); e, Professor-artista Afrânio Pessoa, para buscar no perfil biográfico, relações com a cultura piauiense, em especial, com o Bumba Meu Boi,  Coêlho (2003), Dias (2014).  O estudo revelou que o painel “A Dança do Boi do Piauí” produz conexões rizomáticas entre educação, cultura e arte.

Biografia do Autor

Núbia Suely Canejo Sampaio, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2000); Especialista em História da Arte e da Arquitetura - Instituto Camillo Filho - ICF (2003); Mestre em Educação - UFPI (2018); Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Piauí - UFPI, na qual ministra disciplinas com ênfase em História das Artes Visuais, História da Arte no Brasil, Leitura Visual e Ensino da Arte; Tem experiência com Supervisão de Estágio Docente Obrigatório; Atuou como Professora do Curso Bacharelado em Belas Artes, no Instituto Camillo Filho e como Professora de Arte da Educação Básica na rede pública do estado do Maranhão e na rede particular do estado do Piauí. 

Antonia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC/FACED, onde estudou a racionalidade pedagógica da ação dos professores formadores, afiliando-se ao campo da epistemologia da prática profissional. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), investigando o stress e o bournout em professores e Especialista em Educação Infantil; em Psicanálise e em Neuropsicopedagogia Institucional Clinica e Hospitalar. Durante um quadriênio foi gestora da Coordenadora de Currículo da UFPI, sendo também, Interlocutora do REUNI e presidente da Comissão Organizadora de Concursos para Docentes, assumindo por 12 anos cargo de direção na UFPI. Instituiu e organizou eventos científicos como o ENID, O SIMCOP, o CPAPE, o SERP. Coordenou o desenvolvimento de projetos tecnológicos implementando na UFPI programas de ensino e desenvolvimento tecnológico como: PROCAMPO, PARFOR, Prodocência, Ensino na Saúde e o OBEDUC. Também escreveu e fundou o Pibid, o LIFE, o Residência Pedagógica e o Pibid UFPI, os quais coordenou até dezembro de 2020. É Professora Associada, integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, Editora da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEduc), avaliadora do INEP, membro do Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFPI, consultora ad hoc de revistas e agências de fomento e Lider do NIPEEPP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional). Coordenadora do Observatório em Educação (OBEDUC) projeto financiado pela Capes. Pesquisadora de projetos financiados pelo CNPq (Universal 2018): Processos de indução de professores iniciantes na escola básica, vinculado à PUC/SP e do Projeto "Os cursos de Pedagogia nas IES brasileiras: análises das dimensões teórico-científicas e prático-organizacionais" (Universal 2021). Desenvolve pesquisas em educação, cultura e cibercultura, práticas educativas, aprendizagens e formação e desenvolvimento docente, na modalidade presencial e à distância, investigando, portanto, sobre a epistemologia da vida escolar/acadêmica em loci distintos. Integra a Rede Internacional "Red de Inducción a la Docencia (RID)/Rede Inserção no Ensino, a Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (REPPED) e a Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES), representando o Nordeste na composição da atual Diretoria (Gestão 2022-2023). 

Referências

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Publicado

2022-05-22

Como Citar

SAMPAIO, Núbia Suely Canejo; FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva. EDUCAÇÃO CULTURA E ARTE: CONEXÕES RIZOMÁTICAS NA PINTURA “A DANÇA DO BOI DO PIAUÍ” DE AFRÂNIO PESSOA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/2692. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos