FORMAÇÃO DE PROFESSORES BACHARÉIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13251

Palavras-chave:

Educação, Educação Profissional e Tecnológica, Contratação Temporária, Qualidade

Resumo

O presente estudo traz uma discussão sobre a formação continuada de professores bacharéis no âmbito da educação profissional e tecnológica desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) do Piauí no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, TeresinaPiauí. O objetivo é analisar os principais desafios que a SEDUC-PI enfrenta para consolidar essa formação, visto que existe uma alta rotatividade de professores nos CEEPs, em razão das contratações temporárias de docentes, considerando também qual o impacto desses fatores para a qualidade da educação desenvolvida nesses espaços. O estudo pauta-se em revisões bibliográficas de caráter descritivo, objetivando trazer a visão de outros autores e discutir o assunto como forma de contribuir para comunidade científica. Evidencia-se que a educação profissional enfrenta uma alta rotatividade, dada a desvalorização do trabalho docente, como também pelas condições que este lhe é lhe oferecido, interferindo no fluxo de ensino e da aprendizagem, reverberando negativamente na qualidade do ensino.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

SANTOS LIMA, Eston dos; FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva; MEDEIROS ALCOFORADO, Joaquim Luis. FORMAÇÃO DE PROFESSORES BACHARÉIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i3.13251. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1897. Acesso em: 5 nov. 2024.