O OLHAR DA PSICOLOGIA SOCIAL SOBRE ATITUDES ANTISSOCIAIS: PRECONCEITO E ESTEREÓTIPOS

THE VIEW OF SOCIAL PSYCHOLOGY ABOUT ANTI-SOCIAL ATTITUDES: PREJUDICE AND STEREOTYPES

Autores

  • Daylane Miranda Universidade Federal do Piauí
  • Larisa Alves Cavalcante Universidade Federal do Piauí
  • Raimunda Alves Melo Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10750

Palavras-chave:

Psicologia Social, Atitudes, Preconceito, Estereotipo

Resumo

Este estudo decorre de pesquisa desenvolvida durante as aulas do componente curricular Psicologia Social do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela. O objetivo dessa investigação foi analisar as atitudes antissociais relacionadas ao preconceito e estereotipo a luz dos estudos da Psicologia Social. Para tanto, inicialmente discutiu-se o conceito de Psicologia Social e suas características, prosseguiu-se abordando os conceitos relacionados ao tema atitude antissocial, com enfoque sobre preconceito e estereotipo, evidenciando como ocorrem e por quais as principais causas. O estudo foi realizado a partir de análise da literatura por meio de revisão integrativa, um método de pesquisa caracterizado pela avaliação crítica e síntese das evidências disponíveis do tema investigado, tendo como referência Mendes, Silveira e Galvão (2008). O resultado aponta que a Psicologia Social tem um papel imprescindível, pois ao estudar os fenômenos sociais, a partir da análise da subjetividade, construída e ou modificada no decorrer da atuação e inserção social dos sujeitos, contribui para a produção de conhecimentos que geram que interferem em comportamento e intervenções no campo da Psicologia. O estudo e a problematização de temas como atitude antissocial, preconceito e estereotipo, proporciona reflexões que possibilitam aos indivíduos refletirem e entenderem a razão de suas ações, importante fator para a mudança de comportamento.

Referências

CARVALHO, T. S. V; JÚNIOR, I. C. A. C. Psicologia Social: Conceitos, História e Atualidade. Psicologia: O portal dos psicólogos, 2017, p. 1 - 15 .Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0421.pdf. Acesso em 01 março de 2020.

CHERRY, K. Basics of Social Psychology. Verywell (2016). Disponível em: <http://www.verywell.com/>. Acesso em 01 março de 2020.

JACQUES, M. da G. Corrêa et al. Psicologia Social Contemporânea: Livro-texto. Edição digital. Petrópolis: Vozes, 2013. 226 p.

LANE, S. T. M. O que é Psicologia Social. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 1981, 88 p.

LANE, S. T. M. (1984). A Psicologia social e uma nova concepção de homem para a "Psicologia". In S. T. M. Lane, & W. Codo (Orgs.), Psicologia social: o homem em movimento (pp. 10-19). São Paulo: Brasiliense.

KRECH, D., CRUTCHFIELD, R. S., & BALLACHEY, E. L. Individual in society. New York: McGraw-Hill, 1962.

MAISONNEUVE, J. Introdução à Psicologia. São Paulo: Nacional, Edusp, 1977.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. de C. P; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, Brasil, n. 17(4), p. 758-764, 2008.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

MIRANDA, D. .; CAVALCANTE, L. A. .; ALVES MELO, R. . O OLHAR DA PSICOLOGIA SOCIAL SOBRE ATITUDES ANTISSOCIAIS: PRECONCEITO E ESTEREÓTIPOS: THE VIEW OF SOCIAL PSYCHOLOGY ABOUT ANTI-SOCIAL ATTITUDES: PREJUDICE AND STEREOTYPES. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i1.10750. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1837. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos