Sobre a Revista

A revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades - ISSN:2675-1496 - é um períódico acadêmico da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Nessa perspectiva, está vinculada ao Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus do Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd/UFPI.  A gestão editorial acontece em parceria com grupo de pesquisa Eleko: histórias, culturas e experiências formativas do Programa de Pós-graduação em Educação - ProPEd da Universersidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ. Possui a missão de promover diálogos entre os diferentes campos da área de educação, privilegiando epistemologias, perspectivas e abordagens teóricas que contemplem a diversidade nas formas de ser, existir e pensar.

Sua equipe integra pesquisadores doutores/as de diferentes instituições (públicas, privadas e confessionais), dos seguintes paises: Argentina, Brasil, Coréia, Estados Unidos da América, Espanha, França, Itália, México e Portugal.

Revista Cadastrada no Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped).

The journal Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades - ISSN:2675-1496 - is linked to the Research Group Education, History and Music Teaching of the Postgraduate Program (PPGEd) of the Federal University of Piauí - UFPI and to the research group Eleko: histories, cultures and formative experiences of the Postgraduate Program in Education (ProPEd) of the State University of Rio de Janeiro - UERJ. Its mission is to promote dialogues between different fields in the area of education, privileging epistemologies, perspectives and theoretical approaches that contemplate the diversity in the ways of being, existing and thinking.

Your team includes doctoral researchers from different institutions (public, private, and religious) from Argentina, Brazil, Korea, the United States of America, Spain, France, Italy, Mexico, and Portugal.

Journal Registered at the Forum of Editors of Journals in the Education Field (FEPAE) of the National Association for Research and Graduate Studies in Education (Anped).

Qualis: B2 (2017-2020) |e-ISSN: 2675-1496 | Prefixo DOI: 10.26694

Edição Atual

v. 6 n. 1 (2024)
					Visualizar v. 6 n. 1 (2024)
Publicado: 2024-04-30

EDITORIAL

  • EDITORIAL

    Alexandra Lima da Silva
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5957

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

  • EDUCAÇÃO E MÚSICA: EXPLORANDO PAISAGENS SONORAS E IMPACTOS NA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

    Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5956

DOSSIÊ TEMÁTICO

  • ORGANIZAÇÃO DOS SONS NO AMBIENTE ESCOLAR: ENTRE PAISAGENS, PASSEIOS E MAPAS

    Luiz Francisco de Paula Ipolito, Taís Helena Palhares
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5826
  • A EDUCAÇÃO MUSICAL COMO FATOR DE CONTRIBUIÇÃO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR

    Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Andréia Aparecida Silva de Pádua, Cristiano Aparecido da Costa
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5050
  • PAISAGEM SONORA: CONCEITO, HISTÓRIA E USOS NA EDUCAÇÃO MUSICAL

    Marli Pedreski, Leonardo da silveira Borne, Luiz Francisco Ipolito
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5496
  • DOCENTES, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MUSICAL

    Leidiane Borba de Souza Feijó, Mara Rejane Vieira Osório
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5731

ARTIGOS

  • ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS: PESQUISA E PRODUÇÃO DE UM RECURSO EDUCATIVO SOBRE DATAS COMEMORATIVAS COM PERSPECTIVA DECOLONIAL

    Pablo Luiz de Oliveira Lima, Elaine Costa Aguiar, Ana Paula Giavara
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5025
  • MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: SENTIDOS E PERCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO DELTA DO RIO PARNAÍBA (1980-1990)

    José Marcelo Costa dos Santos, Maria do Amparo Borges Ferro
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4191
  • PERFIL DAS SOLICITAÇÕES DE AUXÍLIO SOCIOECONÔMICO DE ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG)

    Eduardo Cardoso Melo
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5451
  • RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS)

    Lucas Santos de Assis, Tatielly de Almeida Santos
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4699
  • FERRAMENTAS DE SUPORTE AOS GESTORES NO ENSINO SUPERIOR

    Eliane Ribeiro Pereira, Francisco Nilton Gomes de Oliveira
    01-12
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4906
  • PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA CAFS/UFPI - 2009/2019

    Geraldo do Nascimento Carvalho, Maria da Penha Feitosa, Paulo Ricardo de Sousa Batista
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5377
  • NAVEGANDO OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: INSIGHTS DE PROFESSORES SOBRE FORMAÇÃO, FAMÍLIA, ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E ACESSIBILIDADES

    Carlos Roberto Silva de Araújo
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5055

RESENHA

  • RESENHA DO LIVRO DE PAULO FREIRE "EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE"

    Fernanda Imaculada Faria
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4786
Ver Todas as Edições