AS VANTAGENS NO USO DA PLATAFORMA DIGITAL KAHOOT! COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7730Palavras-chave:
Gamificação, Tecnologias Educacionais, Kahoot!, Ensino de GeografiaResumo
O cenário educacional contemporâneo passa por significativas transformações, impulsionadas pela incorporação de tecnologias em sala de aula, como a que ocorre no contexto mato-grossense com investimentos em infraestrutura digital. Diante disso, o professor assume um papel de mediador, precisando se reinventar para despertar o interesse e a criticidade dos estudantes, alinhando a prática pedagógica ao universo digital da juventude. Neste contexto, a plataforma digital Kahoot! é apresentada como uma ferramenta de gamificação, definida como a aplicação de elementos de design de jogos, como pontos e níveis, em contextos não lúdicos, com o objetivo de tornar o aprendizado, em especial o de Geografia, mais dinâmico, atrativo e interativo. Este trabalho busca demonstrar a relevância do Kahoot! no processo de ensino-aprendizagem, analisando como contribui para a motivação e a consolidação de conteúdos, baseando-se na experiência docente da pesquisadora com a ferramenta no Ensino Médio. A questão de pesquisa central é: a utilização do Kahoot! nas aulas de Geografia tem, de fato, promovido resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem, sendo bem recebida pelos alunos?
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