AS VANTAGENS NO USO DA PLATAFORMA DIGITAL KAHOOT! COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7730

Palavras-chave:

Gamificação, Tecnologias Educacionais, Kahoot!, Ensino de Geografia

Resumo

O cenário educacional contemporâneo passa por significativas transformações, impulsionadas pela incorporação de tecnologias em sala de aula, como a que ocorre no contexto mato-grossense com investimentos em infraestrutura digital. Diante disso, o professor assume um papel de mediador, precisando se reinventar para despertar o interesse e a criticidade dos estudantes, alinhando a prática pedagógica ao universo digital da juventude. Neste contexto, a plataforma digital Kahoot! é apresentada como uma ferramenta de gamificação, definida como a aplicação de elementos de design de jogos, como pontos e níveis, em contextos não lúdicos, com o objetivo de tornar o aprendizado, em especial o de Geografia, mais dinâmico, atrativo e interativo. Este trabalho busca demonstrar a relevância do Kahoot! no processo de ensino-aprendizagem, analisando como contribui para a motivação e a consolidação de conteúdos, baseando-se na experiência docente da pesquisadora com a ferramenta no Ensino Médio. A questão de pesquisa central é: a utilização do Kahoot! nas aulas de Geografia tem, de fato, promovido resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem, sendo bem recebida pelos alunos?

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Biografia do Autor

Tainara Fernandes de Alencar, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Pós-graduanda em Juventude e Transformações Sociais Contemporâneas e Licenciada em Geografia na Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado-UNEMAT (2025).Docente Interina na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Leciona disciplina da área de ciências humanas no componente curricular Geografia Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, Sinop-MT. Membro do Programa Residência Pedagógica na Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado-UNEMAT (2024). Coordenadora do Projeto Horta Escolar na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino (2025). Coordenadora da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino (2025).

Miguel Rodrigues Netto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Pós-doutor em Direitos Humanos, Sociais e Difusos no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca - CEB/USAL/Espanha (2024). Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2019). Mestre em Política Social, Estado e Direitos Sociais pela UFMT (2011). Especialista em Gestão da Comunicação Pública e Responsabilidade Social pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande (2007). Bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Licenciado em Letras Português/Inglês pela UNICESUMAR (2016). Professor da Educação Superior, Jornalista e Assessor de Comunicação da Universidade do Estado de Mato Grosso em Sinop/MT

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

ALENCAR, Tainara Fernandes de; NETTO, Miguel Rodrigues. AS VANTAGENS NO USO DA PLATAFORMA DIGITAL KAHOOT! COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e01–22, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i3.7730. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/7730. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS