A GEOGRAFIA AGRÁRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TEÓRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ANTES E DEPOIS DO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7934Palavras-chave:
Geografia escolar, Livro didático, ReformaResumo
Essa pesquisa objetiva analisar como os livros didáticos abordam a temática da Geografia Agrária no Novo Ensino Médio (NEM) através de um paralelo com o recorte temporal anterior a implementação da reforma. O estudo evidencia o entendimento de como as mudanças curriculares influenciaram ou não a forma como esses conteúdos dessa área da Geografia são abordados no ensino dessa disciplina, no contexto do Ensino Médio atual. Os procedimentos metodológicos corresponderam a revisão bibliográfica, escolha e análise dos livros didáticos. Assim, para a escolha do livro para análise publicado antes da reforma, utilizou-se como critério de seleção, o ano de publicação da obra ser o mais próximo de 2017 e que tenha no sumário o conteúdo de Geografia Agrária. E, o livro pós reforma teve como critério utilizar o que a escola adotou. Dentre os principais resultados entende-se que a Geografia agrária no ensino médio é importante para o desenvolvimento de uma visão espacial do aluno e compreensão do local em que vive. Contudo, verificou-se que o livro didático com a reforma do Ensino Médio, sofreu algumas alterações e o conteúdo da Geografia Agrária passou a ser abordada numa perspectiva do conhecimento sociológico, histórico como também, filosófico.
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