A GEOGRAFIA AGRÁRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TEÓRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ANTES E DEPOIS DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7934

Palavras-chave:

Geografia escolar, Livro didático, Reforma

Resumo

Essa pesquisa objetiva analisar como os livros didáticos abordam a temática da Geografia Agrária no Novo Ensino Médio (NEM) através de um paralelo com o recorte temporal anterior a implementação da reforma. O estudo evidencia o entendimento de como as mudanças curriculares influenciaram ou não a forma como esses conteúdos dessa área da Geografia são abordados no ensino dessa disciplina, no contexto do Ensino Médio atual. Os procedimentos metodológicos corresponderam a revisão bibliográfica, escolha e análise dos livros didáticos. Assim, para a escolha do livro para análise publicado antes da reforma, utilizou-se como critério de seleção, o ano de publicação da obra ser o mais próximo de 2017 e que tenha no sumário o conteúdo de Geografia Agrária. E, o livro pós reforma teve como critério utilizar o que a escola adotou. Dentre os principais resultados entende-se que a Geografia agrária no ensino médio é importante para o desenvolvimento de uma visão espacial do aluno e compreensão do local em que vive. Contudo, verificou-se que o livro didático com a reforma do Ensino Médio, sofreu algumas alterações e o conteúdo da Geografia Agrária passou a ser abordada numa perspectiva do conhecimento sociológico, histórico como também, filosófico.

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Biografia do Autor

Géssica Maria Mesquita Monteiro Costa, Secretaria de Estado da Educação do Piauí - SEDUC

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010-2013) - UESPI/Campus Poeta Torquato Neto. Membro (estudante) do grupo de pesquisa Geomorfologia, Análise Ambiental e Educação da UFPI (GAAE/UFPI). Atualmente professora substituta da SEDUC-PI na instituição CETI José Borba de Carvalho. Especialista em Ensino de Geografia e Pesquisa pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI na linha de pesquisa Estudos Regionais e Geoambientais. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase nas seguintes áreas: Hidrografia, Análise Geoambiental e e Educação Geográfica.

Amauri da Silva Costa , Secretaria de Estado da Educação do Piauí - SEDUC

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2015). Atualmente é professor - Unidade Escolar Josè Borba de Carvalho. Especialista em Ensino de Geografia e Pesquisa pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana.

Francisco Wellington de Araujo Sousa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO/Universidade Federal do Piauí - UFPI (Biênio: 2018/2020). Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2011-2016), Campus Petrônio Portela (Teresina-PI). Atualmente professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias. Coordenador de Mapeamento de áreas de risco da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

COSTA, Géssica Maria Mesquita Monteiro; COSTA , Amauri da Silva; SOUSA, Francisco Wellington de Araujo. A GEOGRAFIA AGRÁRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TEÓRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ANTES E DEPOIS DO NOVO ENSINO MÉDIO. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e01–13, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i3.7934. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/7934. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS