ARTEFATOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS NA PERSPECTIVA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO PNLD (2024-2027)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7933Palavras-chave:
Ancestralidade, Africanidades, Tecnologias, Relações Étnico-Raciais, Ensino, Ensino-aprendizado, Língua PortuguesaResumo
Esta pesquisa analisou os artefatos científicos e tecnológicos de matriz africana e afro-diaspórica presentes nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental II. O foco do estudo foram as obras aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2024 e com vigência até 2027, e adotados nas escolas públicas de Teresina, Piauí. A investigação, de caráter exploratório, documental e observação não participante, analisou as coleções do 6º ao 9º ano das editoras Moderna e Ática. O objetivo foi identificar e analisar os artefatos científico-tecnológicos na perspectiva africana e afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental II do PNLD (2024-2027). Os resultados revelaram que, embora as editoras incluam referências breves às contribuições científicas africanas, essas menções são superficiais e insuficientes. Tal abordagem reforça o silenciamento das descobertas africanas e da diáspora e de suas contribuições, ressaltando a incipiência da representatividade negra na história e suas invenções na produção de ciência e tecnologia nessas obras didáticas.
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