ARTEFATOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS NA PERSPECTIVA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO PNLD (2024-2027)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7933

Palavras-chave:

Ancestralidade, Africanidades, Tecnologias, Relações Étnico-Raciais, Ensino, Ensino-aprendizado, Língua Portuguesa

Resumo

Esta pesquisa analisou os artefatos científicos e tecnológicos de matriz africana e afro-diaspórica presentes nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental II. O foco do estudo foram as obras aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2024 e com vigência até 2027, e adotados nas escolas públicas de Teresina, Piauí. A investigação, de caráter exploratório, documental e observação não participante, analisou as coleções do 6º ao 9º ano das editoras Moderna e Ática. O objetivo foi identificar e analisar os artefatos científico-tecnológicos na perspectiva africana e afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental II do PNLD (2024-2027). Os resultados revelaram que, embora as editoras incluam referências breves às contribuições científicas africanas, essas menções são superficiais e insuficientes. Tal abordagem reforça o silenciamento das descobertas africanas e da diáspora e de suas contribuições, ressaltando a incipiência da representatividade negra na história e suas invenções na produção de ciência e tecnologia nessas obras didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Derek Gilmore de Araujo Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduando em licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Piauí – UFPI, Bolsista PIBIC, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Sociedade - CNPq/UFPI. 

Raquel Barros Passos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPGEnCiNa)- UFPI, Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Sociedade (NEPECS), vinculado ao CCN/UFPI/CNPq, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atuou como estagiária na Secretaria municipal de educação (SEMEC) e na rede privada de ensino como professora de Ciências e Biologia. Foi bolsista no Programa de Residência Pedagógica (RP), além de atuar também como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi integrante do Centro acadêmico de Biologia (CABIO) como diretora de Pesquisa e Extensão. Atuou como aluna de iniciação científica no Grupo de Pesquisas em Doenças Metabólicas, Exercício e Nutrição (DOMEN), foi estagiária no Laboratório de Pesquisas em Leishmanioses (LabLeish).

Fernando Rocha Costa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor adjunto no curso de licenciatura em Ciências da Natureza, no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPGEnCiNa), todos do Centro de Ciências da Natureza (CCN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor e mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Tocantins, em licenciatura em Pedagogia e em licenciatura em Matemática pela Faculdade Paraíso do Norte. Especialista em Ciências da Natureza, Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, e em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência como professor da educação básica, coordenador pedagógico e gestor escolar nas redes de ensino municipal e estadual, e no ensino superior nas graduações em licenciatura em Química, Ciências da Natureza e Pedagogia. Pesquisador colaborador da Rede Internacional de Pesquisa em História da Educação, Interseccionalidade e Direitos Humanos na América Latina (RIDHEI). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Sociedade (NEPECS), vinculado ao CCN/UFPI/CNPq. Atua nas áreas de Educação em Ciências, Ensino de Química e Ensino de Ciências da Natureza com foco na educação para as relações étnico-raciais, na comunicação, na formação docente, em tecnologias digitais, na educação especial e inclusiva, em processos e recursos didáticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 9 jul. 2025.

BITTENCOURT, C. M. F. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

CARNEIRO, S. A construção do outro como não-ser: o epistemicídio como violência epistêmica. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549–566, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GNrkGpgQnmdcxwKQ4VDTgNQ/?format=html&lang=pt. Acesso em: 9 jul. 2025.

COSTA, F. R. C.; CAMARGO, M. J. R.; BENITE, A. M. C. Da ausência para a potência: investigando a comunicação crítica e popular como estratégia de ensino de Ciências e relações étnico-raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. e39125-29, 2023. Disponível em:< https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/39125>. Acesso em: 9 jul. 2025.

COSTA, F. R. C; SILVA, T. A. L.; CAMARGO, M. J. R.; BENITE, A. M. C. A química do vinho no Egito Antigo: a Lei 10.639/03 no ensino remoto. Química Nova na Escola, v. 46, p. 104–113, 2024. Disponível em: <https://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/EQF-6-23.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2025.

COSTA, F. R. C SILVA, T. A. L.; FAUSTINO, G. A. A ; CAMARGO, M. J. R. ; BENITE, A. M. C. . A química de saneantes dos álcoois e a discussão sobre mídia, ciência e pandemia: a educação para as relações étnico-raciais no ensino remoto. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 30, p. 1-17, 2024b. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/GJXWw8VcK5scPX5Rttzb8sy/?lang=pt>. Acesso em: 9 jul. 2025.

CUNHA JUNIOR, H. Tecnologia africana na formação brasileira. Rio de Janeiro: CEAP, 2010.

CUSTER, R. L. Examining the dimensions of technology. International Journal of Technology and Design Education, v. 5, p. 219–244, 1995. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/BF00769905/?format=html&lang=pt> . Acesso em: 9 jul. 2025.

GARCÍA, M. M. T. IZQUIERDO, A. M; FIEDLER-FERRARA, N.; MATTOS C.R. Un estudio sobre la evaluación de libros didácticos. In: ENCUENTRO IBERO-AMERICANO SOBRE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS, 1., 2002, Burgos. Anais [...]. Burgos: [s.n.], 2002. p. 16–21. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4141> . Acesso em: 9 jul. 2025.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HARDING, S. Is Science Multicultural? Postcolonialisms, Feminisms, and Epistemologies. Bloomington: Indiana University Press, 1998.

MACHADO, C. E. D. Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente. 2. ed. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2014.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2021.

MUNAKATA, K. Livro didático como indício da cultura escolar. História da Educação, Porto Alegre, v. 20, p. 119–138, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/heduc/a/cwYpSWdmxxpLjK7ZRGfxhmc/?format=pdf&lang=pt> . Acesso em: 9 jul. 2025.

PINHEIRO, B. C. S. História Preta das Coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras. São Paulo: LF Editorial, 2021.

SILVA, A. C. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. rev. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 65–82.

SILVÉRIO, F. F.; MOTOKANE, M. T. O corpo humano e o negro em livros didáticos de Biologia. Contexto & Educação, Ijuí, ano 34, n. 108, p. 26–41, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8773>. Acesso em: 10 jul. 2025.

SOUZA, M. R.; CARVALHO, P. V. R. Tecnologias da cultura africana e afrodescendente: pesquisa bibliográfica a partir da perspectiva decolonial. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, 8 jan. 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/1/tecnologias-da-cultura-africana-e-afrodescendente-pesquisa-bibliografica-a-partir-da-perspectiva-decolonial. Acesso em: 10 jul. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

SILVA, Derek Gilmore de Araujo; PASSOS, Raquel Barros; COSTA, Fernando Rocha. ARTEFATOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS NA PERSPECTIVA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO PNLD (2024-2027). Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e01–24, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i3.7933. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/7933. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS