COMPLEXIDADE DA BANDA DE MÚSICA NO PROCESSO EDUCATIVO: UMA REFLEXÃO EM BANDAS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7271Palavras-chave:
Educação Musical, Banda de Música, Escola, Pensamento ComplexoResumo
O presente trabalho objetiva refletir sobre o lugar formativo da banda escolar a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin. Como abordagem metodológica foi realizada uma pesquisa qualitativa, em uma perspectiva epistemológica multidimensional incluindo: Pesquisa de revisão sobre ensino de música na escola e métodos para bandas escolares; Revisão dos fundamentos da teoria da complexidade de Edgar Morin; Análise de portfólios de bandas de música do contexto das escolas de educação básica do município de Aparecida de Goiânia. Como fundamentação teórica foi apresentada a teoria da complexidade de Edgar Morin (2000, 2003, 2015), e no campo da educação musical os trabalhos de Barbosa (1996 e 1998), Penna (2008), Fonterrada (2008) e Swanwick (2003). A pesquisa apresentou a complexidade da banda escolar, ao mesmo tempo ressaltou formas de equilíbrio e meios de conexões entre os conhecimentos pertinentes existentes no ambiente da banda de música e comunidade escolar, o que possibilitou a percepção de uma formação multidimensional e integral.
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