COMPLEXIDADE DA BANDA DE MÚSICA NO PROCESSO EDUCATIVO: UMA REFLEXÃO EM BANDAS ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7271

Palavras-chave:

Educação Musical, Banda de Música, Escola, Pensamento Complexo

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre o lugar formativo da banda escolar a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin. Como abordagem metodológica foi realizada uma pesquisa qualitativa, em uma perspectiva epistemológica multidimensional incluindo: Pesquisa de revisão sobre ensino de música na escola e métodos para bandas escolares; Revisão dos fundamentos da teoria da complexidade de Edgar Morin; Análise de portfólios de bandas de música do contexto das escolas de educação básica do município de Aparecida de Goiânia. Como fundamentação teórica foi apresentada a teoria da complexidade de Edgar Morin (2000, 2003, 2015), e no campo da educação musical os trabalhos de Barbosa (1996 e 1998), Penna (2008), Fonterrada (2008) e Swanwick (2003). A pesquisa apresentou a complexidade da banda escolar, ao mesmo tempo ressaltou formas de equilíbrio e meios de conexões entre os conhecimentos pertinentes existentes no ambiente da banda de música e comunidade escolar, o que possibilitou a percepção de uma formação multidimensional e integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Francisco Leite, Instituto Federal de Educação de Goiás - IFG

Mestre em Artes pelo Profartes - Instituto Federal de Goiás (IFG). Graduado em Licenciatura Educação Musical pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atua na área de bandas com a criação e regência de Bandas no estado de Goiás. Atualmente é Regente da Banda Sinfônica Municipal de Aparecida de Goiânia-Go, Professor e Maestro da Banda do Colégio Estadual Jesus Conceição Leal.

Eliton Perpétuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Educação de Goiás - IFG

Doutor em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha). Licenciado e Mestre em Música pela Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC-UFG). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-RJ). No Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) atua na Licenciatura em Música e no Mestrado em Artes. Tem experiência em Educação Musical, Canto Coral e Formação de Professores. Coordena o 'MOUSIKÊ - Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical'.

Cristiano Aparecido da Costa, Instituto Federal de Educação de Goiás-IFG

Pós-doutorado e Doutorado em Educação (FE - UFG). Mestre em Música/Educação Musical (EMAC - UFG). Especialista em Música Brasileira (EMAC - UFG) e Docência Universitária (Fago). Possui graduação em Educação Artística/habilitação em Música (EMAC/UFG). Integrante (pesquisador) do Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA/UFG) e do Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical (MOUSIKÊ/IFG). Docente de Nível Médio e Nível Superior na área de Educação Musical no Instituto Federal de Goiás. Docente e orientador no programa de Pós-graduação stricto sensu em Artes (Prof-Artes) do IFG.

Referências

ALVES, Marcelo Eterno. Tocar Junto: Ensino Coletivo de Banda Marcial. Pronto Editora Gráfica, Goiânia, 2014.

ALVES DA SILVA, Lélio Eduardo. Musicalização através da banda de música escolar: uma proposta de metodologia de ensaio fundamentada na análise do desenvolvimento musical dos seus integrantes e na observação da atuação dos “Mestres da banda”. Tese de Doutorado em Música – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2010.

BARBOSA, Joel Luís da Silva. Considerando a Viabilidade de Inserir Música Instrumental no Ensino de Primeiro Grau. Revista da ABEM, Salvador, v. 3, n. 3, p. 39-50, 1996.

______. Da Capo: método elementar para o ensino coletivo e/ou individual de instrumentos de banda. Jundiaí: Keyboard Editora Musical Ltda, 2004.

______. Da Capo criatividade: método elementar para ensino individual e/ou coletivo de instrumentos de banda. Jundiaí: Keyboard Editora Musical Ltda, 2010.

BRASIL. Lei nº 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília: 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm Acesso em: 25 mai. 2024.

______. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Acesso em: 25 mai. 2024.

______. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases. Brasília: 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 25 mai. 2024.

______. Lei 13. 278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília: 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm Acesso em: 25 mai. 2019.

CAMPOS, Nilceia Protásio. O aspecto pedagógico das bandas e fanfarras escolares: o aprendizado musical e outros aprendizados. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 19, 103-111, mar. 2008.

CRUZ, Fernando V. da. Bandas de Música e Ensino: breve levantamento bibliográfico, a ideia de vetores identitários. In: Fernando Vieira da Cruz (Organizador). Manifestações culturais e Arte-Educação na América Latina / 1. ed. Foz do Iguaçu: CLAEC e Books, 2021. 128 p. DOI: https://doi.org/10.23899/9786589284130

CRUZ, Fernando V. da; CRUZ, Dayana A. M. de O. O ensino de música e seus desafios abordados no Projeto Guri. CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CEUNSP - 12 a 14 de junho de 2017 - Itu e Salto, São Paulo. Anais ... v. 1, Salto/SP, 2017. pp. 1-10. Disponível em: http://www.projetoguri.org.br/novosite/wp-content/uploads/2018/08/Artigo-Fernando-Cruz-e-Dayana-Cruz.pdf Acesso em fev. de 2024.

DANTAS, Frederico M. Composição para Banda Filarmônica: atitudes inovadoras. 2015. 27f. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

ELLIOTT, David; SILVERMAN, Marissa. Music Matters: A Philosophy of Music Education (2a Edição). New York: Oxford University Press, 2015.

FONTERRADA, Marisa T. de O. De tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. 2ªed. São Paulo: Ed. Unesp; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.

______, Diálogo interáreas: o papel da educação musical na atualidade. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 18, 27-33, out. 2007. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/271 Acesso em jan. de 2024.

GOIÁS. Portaria Nº 2037, de 04 de abril de 2022. Institui e estabelece diretrizes para a operacionalização do Projeto Arte Educa nas unidades educacionais da Rede Estadual de Ensino de Goiás. Goiânia, Goiás, 2022.

______. DC-GO, Documento Curricular para Goiás. SEDUC GOIÁS, Goiânia, 2018. Disponível em: https://sites.google.com/view/documentocurricularparago/dc-go Acesso em nov. de 2023.

______. Lei Ordinária Nº 19335, de 9 de junho de 2016. Institui o Dia Estadual em Comemoração ao Movimento de Bandas e Fanfarras. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/go/lei-ordinaria-n-19335-2016-goias- Acesso em jan. de 2024.

MORIN, Edgar. Os Sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

______. A Cabeça bem-feita: repensando a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

______. Introdução ao pensamento complexo. 5 ed. Tradução de Elaine Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2015.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.

PENA-VEGA, Alfredo; NASCIMENTO, Elimar P. do. Viver, compreender, amar. Diálogo com Edgar Morin, in: Pena-Vega e Nascimento (orgs): O pensar complexo. Edgar Morin e a crise da modernidade, Rio de Janeiro, Garamond, 1999.

PEREIRA, Eliton P. R. Inter & Transdisciplinaridade na educação musical: um estudo exploratório no contexto brasileiro. Goiânia: EPRP, 2019.

RODRIGUES, Maria L. Metodologia multidimensional em Ciências Humanas: um ensaio a partir do pensamento de Edgar Morin. In: RODRIGUES, Maria Lucia; LIMENA, Maria Margarida Cavalcanti (org.). Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.

SANTOS, Akiko. Didática sobre ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2003.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, São Leopoldo, RS, Ano 1, n.1, Jul., 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351 Acesso em nov. de 2023.

SCRUTON, Roger. A alma do mundo. 1ª. ed – Rio de Janeiro: Record, 2017.

SILVA, Francinaldo R da S. A aprendizagem musical e as contribuições sociais nas bandas de música: um estudo com duas bandas escolares. 2014. 203 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/5659ce66-5680-4252-944f-ca79cefbf0ae Acesso em nov. de 2023.

SOUSA, Aurélio N. Bandas marciais escolares de Goiânia: relações com a vida estudantil de seus integrantes. Orientador: Joel Luís da Silva Barbosa. 2020. Tese (Doutorado em Música) ― Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34563 Acesso em nov. de 2023.

SWANWICK, K. Ensinando Música Musicalmente. São Paulo: Ed. Moderna, 2003.

Downloads

Publicado

2025-12-06

Como Citar

LEITE, Rogério Francisco; PEREIRA, Eliton Perpétuo Rosa; COSTA, Cristiano Aparecido da. COMPLEXIDADE DA BANDA DE MÚSICA NO PROCESSO EDUCATIVO: UMA REFLEXÃO EM BANDAS ESCOLARES. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e01–21, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i3.7271. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/7271. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS