O CASTELO DO HARRY POTTER: A PRESENÇA DO COLÉGIO MARISTA NA EDUCAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7378

Palavras-chave:

Colégio Marista São José, Patrimônio, Memória

Resumo

Semântica, metáforas, signos. O que transmitem ou representam os colégios católicos na paisagem da cidade para seus moradores ou ex-alunos? Este artigo aborda as representações do Colégio Marista São José para estas pessoas, visando observar a eficácia da política de memória da instituição para sujeitos de dentro e de fora dela. Instalado no bairro Tijuca, Rio de Janeiro, o antigo hotel foi adquirido pela Congregação dos Irmãos Maristas em 1928 e inaugurado como colégio em 1932. A metodologia envolveu entrevistas semiestruturadas e a construção de um diário de campo. A análise das fontes indica que a presença física do colégio ao longo dos seus mais de 90 anos carrega certa “magia”, uma marca que comunica religiosidade e tradição, resultado de práticas de transmissão de memória associada ao edifício percebido como lugar de memória. Para pessoas de dentro e de fora ele demarca fronteiras.

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Biografia do Autor

Paula Leonardi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Paula Leonardi é graduada em Pedagogia pela UNESP- Rio Claro; mestre em Educação pela Faculdade de Educação UNICAMP (bolsista FAPESP); doutora em Educação pela área História da Educação e Historiografia da Faculdade de Educação USP (2008), com período de estágio no exterior na École des Hautes Études en Sciences Sociales (bolsista CAPES); pós-doutora em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação USP (2011), com bolsa FAPESP. É professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ), coordenadora do GEHER (Grupo de Estudos História da Educação e Religião, Edu, UERJ) o qual mantém colaboração regular com pesquisadores da Universidade de Bordeaux (França) e Universidade de Buenos Aires (Argentina). É pesquisadora do grupo Focus (Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade, FE, Unicamp). Atuou como professora convidada na Universidade Bordeaux Montaigne entre dezembro de 2019 e maio de 2020, com financiamento Capes Print. É procientista (Faperj) e coordenadora de Projeto Universal. É editora da Revista Teias e membro do Conselho Editorial das revistas Caedu e Pensar a Educação em Revista., parecerista ad hoc de diversos periódicos. Compôs a diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) na representação sudeste em duas gestões consecutivas. Organizou o I Seminário Internacional História da Educação e Religião do Geher e o Workshop binacional "Reflexiones compartidas en espacios diversos.Experiencias y prácticas en torno a la memoria, la educación y la vida cotidiana", Uerj - Universidade de Buenos Aires. Concluiu 12 orientações de doutorado, dua de doutorado e supervisionou um pós-doutorado. Tem experiência docente na área de Educação, com ênfase em História da Educação, concentrando seus trabalhos docentes e de pesquisa em torno dos seguintes eixos: educação e cultura, memória, religião e educação. 

Pedro Henrique Nascimento de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Educação do ProPEd-UERJ. Mestre em Educação pelo PPGE-UFRJ (2019). Especialista em Ensino de História do CESPEB-UFRJ (2022). Pós-graduando em Ensino de História da África do Colégio Pedro II. Bacharel e Licenciado em História pela UFF (2016). Membro do Grupo de Estudos História da Educação e Religião e do Observatório da Laicidade na Educação. Atuou como professor visitante no Curso de Pós-graduação Lato-Sensu em História do Rio de Janeiro (IPN/FATEC-PR) e como mediador acadêmico do Curso de Pós-graduação em Alfabetização, Leitura e Escrita (Faculdade de Educação-UERJ). Tem experiência docente nas áreas de História e Educação, com ênfase em Ensino de História. Tem interesse particularmente em História, Educação, Ensino de História, Laicidade e Religião, que busca contemplar em sua área de atuação profissional.

Ana Carolina Costa Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ (2020). Bolsista de Iniciação Científica pela PIBIC UERJ (2020), orientada pela Profa. Dra. Paula Leonardi, na área da História da Educação e Religião.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

LEONARDI, Paula; OLIVEIRA, Pedro Henrique Nascimento de; SILVA, Ana Carolina Costa. O CASTELO DO HARRY POTTER: A PRESENÇA DO COLÉGIO MARISTA NA EDUCAÇÃO NO RIO DE JANEIRO. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e01–20, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i3.7378. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/7378. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS