EDUCAÇÃO EM PRISÕES E A CONSTRUÇÃO DE PETIÇÃO COMO GARANTIA DE DIREITOS PARA PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7087

Palavras-chave:

educação em prisões, gênero textual, petição, pesquisa interventiva

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte de pesquisa de intervenção pedagógica defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tendo como tema o letramento jurídico de pessoas em restrição de liberdade, da Colônia Penal de Simões Filho, Bahia. O objetivo foi intervir com ações pedagógicas de letramento jurídico, em gênero petição, para desenvolver a proficiência linguística dos educandos da Colônia Penal de Simões Filho, Bahia, na construção autônoma de petições para o exercício de seus direitos. A metodologia foi a pesquisa de intervenção pedagógica. Em linhas gerais, os resultados apontam que a ação pedagógica em petição jurídica, como gênero textual, foi exitosa, porque possibilitou que os educandos produzissem, de maneira criativa, lúdica e crítica, petições na base dos conteúdos jurídicos de direito constitucional, direito penal, dentre outros. Em relação à percepção dos educandos sobre a escrita de petições, eles consideram um aprendizado fundamental para o acesso a direitos na unidade prisional, que muitas vezes é negligenciado pelo sistema prisional.

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Biografia do Autor

Patrícia Carla Vasconcelos Galdino, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Educação de Jovens e Adultos, Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia, Colégio Dr. Berlindo Mamede de Oliveira, Colônia Penal de Simões Filho, Cidade de Simões Filho, Bahia, Brasil.

Antonio Pereira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Educação (PPGE) e Pós-Doutor em Difusão do Conhecimento (PPGDC), Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

GALDINO, Patrícia Carla Vasconcelos; PEREIRA, Antonio. EDUCAÇÃO EM PRISÕES E A CONSTRUÇÃO DE PETIÇÃO COMO GARANTIA DE DIREITOS PARA PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e01–22, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i3.7087. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/7087. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS