Teoria e prática no ensino da história local: oficinas didáticas sobre a História do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4186Palavras-chave:
Ensino de História , Formação Docente, História Local, Piauí, São Raimundo NonatoResumo
O texto em questão discute as contribuições dos componentes prático- pedagógicos na formação do/a futuro/a professor(a)/pesquisador(a) de História a partir da articulação com as perspectivas teórico-metodológicas da História Local, presentes em Helder Macedo (2017) e Vilma de Lourdes Melo (2015) e com as concepções de prática docente debatidas especialmente por Selva Fonseca (2003) e Flávia Caimi (2007). O trabalho é resultado de uma experiência em que buscou-se articular os componentes Estágio Supervisionado III e Prática Pedagógica Interdisciplinar VIII ministrados para os alunos do oitavo bloco do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Piauí, localizado no município de São Raimundo Nonato. A experiência enfatiza a elaboração e aplicação de oficinas didáticas sobre as Histórias do Piauí e do município de São Raimundo Nonato pelos(as) estagiários(as) em estreito diálogo com o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação. Percebeu-se que o desenvolvimento das oficinas contribuiu para a reflexão acerca das perspectivas futuras em torno do ato de ensinar, do papel do(a) professor(a) que também é pesquisador(a), assim como do aprimoramento de habilidades voltadas para o trabalho em equipe.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Cia das Letras,2009.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Lei 9394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 29 mar. 2022.
CAIMI, Flávia Eloisa. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Revista Tempo, Niterói, v. 11, n.21, p. 17-32, jan-jun, 2007.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus,2003.
MACEDO, Helder Alexandre Medeiros de. De como se constrói uma história local: aspectos da produção e da utilização no Ensino de História. In: ALVEAL, Carmen Margarida Oliveira; FAGUNDES, José Evangelista; ROCHA, Raimundo Nonato Araújo (orgs). Reflexões sobre História Local e produção de material didático. Natal: EDUFRN, 2017, p. 57-81.
MELO, Vilma de Lurdes. Ensino de história local. In: História Local: contribuições para pensar, fazer e ensinar. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, p.96-135.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997, p.79-91.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA-PI. Priorização Curricular - Ensino Médio-PI. Teresina, 2013, p.79-83.
SILVA, Cristiani Bereta; ROSSATO, Luciana. A didática da história e o desafio de ensinar e aprender na formação docente inicial. Revista História Hoje, São Paulo, v.2, n.3, p.65-85, 2013.
SILVA, Carlos Alberto Pereira (et. al.). Currículo do Piauí: um marco para a educação do nosso estado. RJ: Editora da FGV, 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em História. São Raimundo Nonato, 2017.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Pró-Reitoria de Ensino e Graduação. Portaria n. 330 de 25 de novembro de 2020. Dispõe sobre orientações para o desenvolvimento da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório dos cursos de graduação da UESPI, excepcionalmente no período letivo 2020.1.