Teoria e prática no ensino da história local: oficinas didáticas sobre a História do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4186Palavras-chave:
Ensino de História , Formação Docente, História Local, Piauí, São Raimundo NonatoResumo
O texto em questão discute as contribuições dos componentes prático- pedagógicos na formação do/a futuro/a professor(a)/pesquisador(a) de História a partir da articulação com as perspectivas teórico-metodológicas da História Local, presentes em Helder Macedo (2017) e Vilma de Lourdes Melo (2015) e com as concepções de prática docente debatidas especialmente por Selva Fonseca (2003) e Flávia Caimi (2007). O trabalho é resultado de uma experiência em que buscou-se articular os componentes Estágio Supervisionado III e Prática Pedagógica Interdisciplinar VIII ministrados para os alunos do oitavo bloco do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Piauí, localizado no município de São Raimundo Nonato. A experiência enfatiza a elaboração e aplicação de oficinas didáticas sobre as Histórias do Piauí e do município de São Raimundo Nonato pelos(as) estagiários(as) em estreito diálogo com o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação. Percebeu-se que o desenvolvimento das oficinas contribuiu para a reflexão acerca das perspectivas futuras em torno do ato de ensinar, do papel do(a) professor(a) que também é pesquisador(a), assim como do aprimoramento de habilidades voltadas para o trabalho em equipe.
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