Didática da flauta transversal no ensino superior a partir de estratégias metacognitivas: um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4252

Palavras-chave:

Metaconição, Flauta transversal, Didática Instrumental, Ensino Superior

Resumo

A pesquisa em questão apresenta os resultados de um trabalho de conclusão de Curso de Graduação do Curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral (UFC - Sobral) que teve por objetivo verificar a possibilidade do desenvolvimento da metacognição em estudantes iniciantes de flauta transversal. Esta pesquisa está relacionada com o projeto de pesquisa Integrado “Metacognição e Banda de Música: Estratégias Aplicadas ao Ensino de Instrumentos de Sopro” do Grupo de Pesquisa em Educação Musical “PesquisaMus”. Utilizando uma estratégia de intervenção pedagógica que estimula o desenvolvimento da metacognição intitulada “Estratégia em três fases” (Garcia; Dubé, 2012), foi possível observar que os estudantes iniciantes de flauta transversal da disciplina optativa Instrumento Complementar I, do Curso de Música - Licenciatura da UFC – Sobral, apesar de terem desenvolvido as habilidades esperadas na prática instrumental em apenas oito horas de curso, não demonstraram o desenvolvimento de habilidades metacognitivas.

Biografia do Autor

Adeline Annelyse Marie Stervinou, Universidade Federal do Ceará – UFC

Possui graduação em Música (área Educação Musical e Musicologia, 2004), mestrado em Música (área Estudos Modernos e Contemporâneos - Criação Musical, 2006), doutorado em Música (área Musicologia, 2011), todos pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail na França. Professora adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral, atuando no Curso de Música-Licenciatura e como docente permanente e vice coordenadora do programa de Mestrado Profissional em Ensino das Artes (PROFARTES/CAPES). É líder do Laboratório em Cognição e Música e vice-líder do Grupo de pesquisa em Educação Musical (PESQUISAMUS) onde desenvolve pesquisas sobre as funções cognitivas aplicadas à música, o ensino coletivo de instrumentos musicais e sobre o engajamento musical transformativo dos jovens. Participante em diversos projetos de pesquisa internacionais como ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS MUSICAIS EM ESPAÇOS NÃO INSTITUCIONALIZADOS NO CANADÁ E NO BRASIL, projeto em cooperação internacional com a Universidade Laval (Canadá) com financiamento da FUNCAP (BPI-2015), da CAPES com o Ministério de Relações Internacionais do Canadá (PGCI/DFAIT 2015-2019), o projeto GERENCIANDO AS NECESSIDADES PSICOSSOCIAIS DAS FAMÍLIAS AFETADAS PELO VÍRUS ZIKA em cooperação com o Royal College of Music (Londres) e UFBA, entre outros. É pesquisadora associada da Equipe Mista de Pesquisa em Literatura, Letras e Artes (LLA Creatis) da Universidade de Toulouse Jean-Jaurès (França). Maestrina da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará em Sobral coordena diversos projetos de cultura artística, como os Festivais Internacionais de Orquestras Jovens EUROCHESTRIES e o projeto APRESENTANDO A ORQUESTRA: INTERVENÇÕES EM TRÊS CIDADES DO INTERIOR DO CEARÁ, este último com financiamento da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME). Detentora de diversos prêmios dos Conservatórios franceses de Rodez e Toulouse, sendo três primeiros prêmios em flauta, em música de câmara e em percepção musical é frequentemente convidada para atuar como professora e regente em festivais nacionais e internacionais de música. Foi pesquisadora convidada no laboratório internacional de Pesquisas sobre cérebro, música e sons (BRAMS) no departamento de Psicologia da Faculdade de Artes e ciências da Universidade de Montreal (Canadá) desenvolvendo o projeto "Processos cognitivos envolvidos na comunicação visual do regente de orquestra" em colaboração com a Professora Isabelle Peretz. Possui financiamento através do edital 01/2022 "MULHERES NA CIÊNCIA Apoio a projetos de pesquisa coordenados por mulheres" da Fundação de Apoio a Pesquisa (FUNCAP) no Ceará, tendo por título: "A comunicação visual durante a aprendizagem de obras musicais: o papel do olhar na regência orquestral".

Ayllane Paula da Silva, Universidade Federal do Ceará – UFC

Graduada em Música-Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Marco Antonio Toledo Nascimento, Universidade Federal do Ceará – UFC

Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena - Música (2003) e mestrado em Música - área Música e Educação (2007), ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Concluiu o doutorado em Música (Cotutela de Tese) em 2011 nas áreas de Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia e Musicologia pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail, França. Realizou estágio Pós-Doutoral em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne (2013-2014) sob a supervisão da Dra. Danielle Pistone pesquisando sobre as relações entre o Canto Orfeônico francês e brasileiro (Bolsa Funcap). Em 2022 atuou como pesquisador/professor convidado no Departamento de Psicopedagogia e Andragogia da Faculdade de Educação da Universidade de Montreal (Canadá) desenvolvendo do projeto "Aprendizagem Autorregulada da Prática de um instrumento musical" em colaboração com a Professora Sylvie Cartier. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral atuando no Curso de Música-Licenciatura e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Faced/UFC) e Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes). É membro do Comitê de Internacionalização da UFC e foi membro da Câmara das Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP. Líder do Grupo Pesquisa PESQUISAMUS (CNPq), atua como pesquisador em diversos grupos de pesquisa nacionais e internacionais, sendo o coordenador brasileiro do projeto de cooperação internacional com a Universidade Laval (Canadá) intitulado "Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social" com financiamento da CAPES, da FUNCAP e do Ministério de Relações Internacionais do Canadá (PGCI/DFAIT 2015-2019). É membro do Comitê Permanente de Defesa da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME) e é embaixador da Federação Internacional de Orquestras de Jovens EUROCHESTRIES. Orientando suas pesquisas sobre os temas bandas de música, didática instrumental e ensino coletivo de instrumentos musicais, têm coordenados nos últimos anos projetos sobre metacognição. Participa como convidado em diversos eventos da área no Brasil e no exterior e organiza desde 2013 as Conferências Internacionais de Educação Musical de Sobral. Como clarinetista e saxofonista estudou com os professores Fernando Silveira (Unirio), José de Freitas (UFRJ), Cristiano Alves (UFRJ), Idriss Boudrioua e Carlos Malta e foi integrante da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais entre 1997 e 2007. Ainda na Marinha do Brasil realizou turnê com o grupo "Banda Brasil" em 2003 por 23 países à bordo do Navio Escola Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro atuou como instrumentista dos grupos Rio Jazz orquestra e Caixa Preta e ao lado de grandes personalidades da música brasileira como Adriana Calcanhoto, Seu Jorge, Marcelo D2, Beth Carvalho, MPB4. Hoje atua como instrumentista em projetos no Brasil e no Exterior ligados ao ensino, principalmente como professor de clarineta, saxofone e regente sendo convidado para diversos festivais internacionais de música. É coordenador e regente da Banda Regional do Norte do Ceará "Banda do Norte", além de atuar como clarinetista da Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral (OSUFC-Sobral).

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

STERVINOU, Adeline Annelyse Marie; SILVA, Ayllane Paula da; NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. Didática da flauta transversal no ensino superior a partir de estratégias metacognitivas: um estudo exploratório . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–21, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i1.4252. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4252. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO