Didática da flauta transversal no ensino superior a partir de estratégias metacognitivas: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4252Palavras-chave:
Metaconição, Flauta transversal, Didática Instrumental, Ensino SuperiorResumo
A pesquisa em questão apresenta os resultados de um trabalho de conclusão de Curso de Graduação do Curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral (UFC - Sobral) que teve por objetivo verificar a possibilidade do desenvolvimento da metacognição em estudantes iniciantes de flauta transversal. Esta pesquisa está relacionada com o projeto de pesquisa Integrado “Metacognição e Banda de Música: Estratégias Aplicadas ao Ensino de Instrumentos de Sopro” do Grupo de Pesquisa em Educação Musical “PesquisaMus”. Utilizando uma estratégia de intervenção pedagógica que estimula o desenvolvimento da metacognição intitulada “Estratégia em três fases” (Garcia; Dubé, 2012), foi possível observar que os estudantes iniciantes de flauta transversal da disciplina optativa Instrumento Complementar I, do Curso de Música - Licenciatura da UFC – Sobral, apesar de terem desenvolvido as habilidades esperadas na prática instrumental em apenas oito horas de curso, não demonstraram o desenvolvimento de habilidades metacognitivas.
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