A interculturalidade como estratégia para decolonizar o currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.2942Palavras-chave:
Currículo, Decolonialidade, InterculturalidadeResumo
Esta pesquisa tem como objetivo discutir o currículo intercultural na perspectiva da decolonialidade no âmbito da educação profissional. A ideia é propor uma reflexão teórica a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre currículo intercultural e estudos decoloniais. A partir de uma metodologia qualitativa, a crítica foi desenvolvida considerando trabalhos teóricos dos seguintes autores sobre o currículo escolar formal: Miguel Arroyo (2013), Marise Ramos (2008), Dermeval Saviani (2011), José Gimeno Sacristán (2000), Maria Ciavatta (2005), Tomaz Tadeu da Silva (2009). Quanto aos estudos decoloniais, alguns dos autores considerados neste estudo são: Aníbal Quijano (2000), Walter Mignolo (2017), Vera Maria Ferrão Candau (2016), Catherine Walsh (2007, 2009), Boaventura de Sousa Santos (2010), autores cujos princípios são constituídos pelas contribuições da pedagogia crítica de Paulo Freire. Os resultados sugerem o conceito de interculturalidade como uma estratégia decolonial que pode ser vista como uma possibilidade de superação do currículo escolar formal como campo de relações de poder hegemônicas, bem como a base para a proposição do currículo como um projeto educacional voltado para o ser humano e emancipação social.
Palavras-chave: Currículo. Decolonialidade. Interculturalidade.
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