Reflexões sobre a didática do violão na licenciatura em música com base na aprendizagem musical compartilhada: princípios e práticas
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4245Palavras-chave:
Didática do Violão, Aprendizagem Musical Compartilhada;, PráticasResumo
O presente artigo apresenta reflexões sobre a didática do violão no contexto da licenciatura em música baseando-se nos princípios de Aprendizagem Musical Compartilhada (OLIVEIRA, 2017). Após uma breve contextualização sobre o caráter da prática instrumental violão no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará no Campus de Sobral, apresento os princípios de Aprendizagem Musical Compartilhada. Em seguida, apresento um relato sobre algumas práticas de ensino do violão, a saber: Roda de Música, Roda de Improvisação, ensinar a estudar e gerenciamento do nervosismo de palco. Por fim, destaco a importância de refletirmos e explicitamos os princípios pedagógicos adotados no ensino do violão, especialmente considerando o contexto brasileiro dos dias atuais.
Referências
BENVENUTO, João Emanuel Ancelmo. Estágio curricular e formação do habitus docente em educação musical. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Fortaleza, 2012.
BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: O humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Petrópolis, 2001.
CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao municipal. São Paulo: Ed. 34, 1998.
CHEDIAK, Almir. Dorival Caymmi Songbook. Rio de Janeiro: Editora Lumiar, s/d.
LARA FILHO, I. G.; SILVA, G. T. da; FREIRE, R. D. Análise do contexto da Roda de Choro. Per Musi, Belo Horizonte, n. 23, p.148-161, 2011.
MORAES, Roque. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.