Reflexões sobre a didática do violão na licenciatura em música com base na aprendizagem musical compartilhada: princípios e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4245

Palavras-chave:

Didática do Violão, Aprendizagem Musical Compartilhada;, Práticas

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre a didática do violão no contexto da licenciatura em música baseando-se nos princípios de Aprendizagem Musical Compartilhada (OLIVEIRA, 2017). Após uma breve contextualização sobre o caráter da prática instrumental violão no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará no Campus de Sobral, apresento os princípios de Aprendizagem Musical Compartilhada. Em seguida, apresento um relato sobre algumas práticas de ensino do violão, a saber: Roda de Música, Roda de Improvisação, ensinar a estudar e gerenciamento do nervosismo de palco. Por fim, destaco a importância de refletirmos e explicitamos os princípios pedagógicos adotados no ensino do violão, especialmente considerando o contexto brasileiro dos dias atuais. 

Biografia do Autor

Marcelo Mateus de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor e Mestre em Educação (com foco de Educação Musical) e graduado em Educação Musical pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Ceará atuando no curso de Licenciatura em Música do Campus de Sobral nas áreas de Prática Instrumental (Violão) e Educação Musical. Coordenador do Projeto de Extensão "Música na Escola". Atualmente cursa o Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia sob supervisão da profa. Cristina Tourinho e prof. Mário Ulloa desde o mês de agosto de 2022.

Referências

BENVENUTO, João Emanuel Ancelmo. Estágio curricular e formação do habitus docente em educação musical. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Fortaleza, 2012.

BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: O humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Petrópolis, 2001.

CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao municipal. São Paulo: Ed. 34, 1998.

CHEDIAK, Almir. Dorival Caymmi Songbook. Rio de Janeiro: Editora Lumiar, s/d.

LARA FILHO, I. G.; SILVA, G. T. da; FREIRE, R. D. Análise do contexto da Roda de Choro. Per Musi, Belo Horizonte, n. 23, p.148-161, 2011.

MORAES, Roque. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

OLIVEIRA, Marcelo Mateus de. Reflexões sobre a didática do violão na licenciatura em música com base na aprendizagem musical compartilhada: princípios e práticas . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–15, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i1.4245. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4245. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO