O que é um aluno motivado? Reflexões a partir dos relatos de cinco professores de instrumento musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.3123

Palavras-chave:

Ensino de instrumento musical, Motivação, Teoria da Autodeterminação, Motivação autônoma, Educação musical

Resumo

Professores de instrumento musical costumam reconhecer alguns aspectos da motivação dos alunos. No entanto, não conhecemos as opiniões dos professores sobre a motivação dos alunos, especificamente o que eles consideram um aluno motivado ou desmotivado. Para apoiar este estudo, adotamos a perspectiva da Teoria da Autodeterminação, que define motivação autônoma como alta qualidade de motivação e motivação controlada como baixa qualidade de motivação. A partir disso, buscou-se saber o que os professores de instrumento musical entendem por alunos com motivação de alta e baixa qualidade. Foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, a partir de entrevistas com cinco professores de instrumento musical. Como resultado, os professores reconhecem alguns traços relevantes de motivação, tanto em aspectos positivos como negativos. Para motivação de alta qualidade, os professores destacaram interesse, esforço, curiosidade e identificação com a tarefa. Para motivação de baixa qualidade, os professores enfatizaram a obrigação de frequentar as aulas, comportamentos de ausência, alienação e falta de interesse. Os professores, no entanto, não mencionaram outros aspectos motivacionais relevantes, tais como as crenças na própria capacidade, as estratégias de estudo e as atribuições causais. Isso indica que poderia ser produtivo abordar as teorias da motivação na formação do professor de música.

Biografia do Autor

Edson Antônio de Freitas Figueiredo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil.

Alex Sandro da Costa Moreira Moreira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduando do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor no Centro Educacional José Alves de Sousa Neto (SESC), Teresina, PI, Brasil.

Referências

ARAÚJO, R. C.; BZUNECK, J. A. A motivação do professor e a motivação do aluno para práticas de ensino e aprendizagem musical. In: ARAÚJO, R. C. (Org.). Educação musical: criatividade e motivação. Curitiba: Appris, 2019. p. 41–52.

BLACK, A. E.; DECI, E. L. The effects of instructors’ autonomy support and students’ autonomous motivation on learning organic chemistry: a self-determination theory perspective. Science Education, v. 84, n. 6, p. 740–756, 2000. https://doi.org/10.1002/1098-237X(200011)84:6%3C740::AID-SCE4%3E3.0.CO;2-3

BZUNECK, J. A. Como motivar os alunos: sugestões práticas. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. É. R. (Org.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 13–42.

CHIRKOV, V. I.; RYAN, R. M. Parent and teacher autonomy-support in Russian and U.S. adolescents: common effects on well-being and academic motivation. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 32, n. 5, p. 618–635, 1 set. 2001. https://doi.org/10.1177/0022022101032005006

COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research methods in education. 6. ed. New York: Routledge, 2007.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: the psychology of optimal experience. 1990. ed. New York: Harper Perennial, 2008.

DAVIDSON, J. W.; JORDAN, N. Private teaching, private learning: an exploration of music instrument learning in the private studio, the junior and senior conservatories. In: BRESLER, L. (Org.). International handbook of research in arts education. Dordrecht: Springer, 2007. p. 729–744.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum Press, 1985.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Self-determination theory: a macrotheory of human motivation, development, and health. Canadian Psychology, v. 49, n. 3, p. 182–185, 2008. https://doi.org/10.1037/a0012801

ECCLES, J. S. Subjective task value and the Eccles et al. model of achievement-related choices. In: ELLIOT, A. J.; DWECK, C. S. (Org.). Handbook of Competence and Motivation. New York: The Guilford Press, 2005. p. 105–121.

FIGUEIREDO, E. A. F. Associations between training, employment, and motivational styles of Brazilian instrumental music teachers. International Journal of Music Education, v. 37, n. 2, p. 198–209, 2019. https://doi.org/10.1177/0255761419839170

FIGUEIREDO, E. A. F. Motivação na aula de instrumento musical: teorias e estratégias para professores. Curitiba: Appris, 2020.

FROILAND, J. M.; WORRELL, F. C. Intrinsic motivation, larning goals, engagement, and achievement in a diverse high school. Psychology in the schools, v. 53, n. 3, p. 321–336, 2016. https://doi.org/10.1002/pits.21901

GRAHAM, S.; WEINER, B. Motivation: Past, present, and future. In: HARRIS, K. R. et al. (Org.). APA Educational Psychology Handbook. vol. 1 ed. Wasington: American Psychological Association, 2012. v. 1. p. 367–397. https://doi.org/10.1037/13273-013

JANG, H.; REEVE, J.; DECI, E. L. Engaging students in learning activities: It is not autonomy support or structure but autonomy support and structure. Journal of Educational Psychology, v. 102, n. 3, p. 588–600, 2010. https://doi.org/10.1037/a0019682

KENNELL, R. Systematic Research in Studio Instruction in Music. In: COLWELL, R.; RICHARDSON, C. (Org.). The new handbook of research on music teaching and learning. New York: Oxford, 2002. p. 243–256.

KINGSFORD-SMITH, A.; EVANS, P. A longitudinal study of psychological needs satisfaction, value, achievement, and elective music intentions. Psychology of Music, v. 49, n. 3, p. 382–398, 2021. https://doi.org/10.1177/0305735619868285

KRAUSE, A. E.; NORTH, A. C.; DAVIDSON, J. W. Using self-determination theory to examine musical participation and well-being. Frontiers in Psychology, v. 10, n. MAR, p. 1–12, 2019. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00405

MACINTYRE, P. D.; SCHNARE, B.; ROSS, J. Self-determination theory and motivation for music. Psychology of Music, v. 46, n. 5, p. 699–715, 2018. https://doi.org/10.1177/0305735617721637

MIKSZA, P.; EVANS, P.; MCPHERSON, G. E. Motivation to pursue a career in music: The role of social constraints in university music programs. Psychology of Music, v. 49, n. 1, p. 50–68, 2021. https://doi.org/10.1177/0305735619836269

NAKAMURA, J.; CSIKSZENTMIHALYI, M. The concept of flow. In: SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. (Org.). Handbook of positive psychology. New York: Oxford, 2002. p. 89–105.

PENNA, M. Não basta tocar: discutindo a formação do educador musical. Revista da Abem, v. 15, n. 16, p. 49–56, 2007. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br Acesso em: 29 set. 2022.

PITTS, S.; DAVIDSON, J.; MCPHERSON, G. E. Developing effective practise strategies: case studies of three young instrumentalists. Music Education Research, v. 2, n. 1, p. 45–56, 2000. https://doi.org/10.1080/14613800050004422.

REEVE, J. et al. Enhancing students’ engagement by increasing teachers’ autonomy support. Motivation and Emotion, v. 28, n. 2, p. 147–169, 2004. https://doi.org/10.1023/B:MOEM.0000032312.95499.6f

REEVE, J. Motivação e emoção. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

REEVE, J. et al. Providing a rationale in an autonomy-supportive way as a strategy to motivate others during an uninteresting activity. Motivation and Emotion, v. 26, n. 3, p. 183–207, 2002. https://doi.org/10.1023/A:1021711629417

REEVE, J.; DECI, E. L.; RYAN, R. M. Self-Determination Theory: A dialectial framework for understanding sociocultural influences on student motivation. In: MCINERNEY, D. M.; ETTEN, S. V. (Org.). Big Theories Revisited. Greenwich: Information Age Publishing, 2004. p. 31–60.

RENWICK, J. M. Because I love playing my instrument: young musicians’ internalised motivation and self-regulated practising behavior. 2008. 378 f. Tese (Doctor of Philosophy) Arts and Social Sciences Faculty, University of New South Wales, Sydney, 2008.

RENWICK, J. M.; MCPHERSON, G. E. Interest and choice: student-selected repertoire and its effect on practising behaviour. British Journal of Music Education, v. 19, n. 02, p. 173–188, 2002. https://doi.org/10.1017/S0265051702000256

RENWICK, J. M.; REEVE, J. Supporting motivation in music education. In: MCPHERSON, G. E.; WELCH, G. F. (Org.). The oxford handbook of music education. vol. 1 ed. New York: Oxford, 2012. p. 143–162.

ROSTVALL, A.-L.; WEST, T. Analysis of interaction and learning in instrumental teaching. Music Education Research, v. 5, n. 3, p. 213–226, 2003. https://doi.org/10.1080/1461380032000126319

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivation from a self-determination theory perspective: Definitions, theory, practices, and future directions. Contemporary Educational Psychology, v. 61, p. 1–11, 2020. https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2020.101860

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, n. 25, p. 54–67, 2000. https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1020

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory: basic psychological needs in motivation development and wellness. New York: The Guilford Press, 2017.

SCHATT, M. D. Middle school band students’ self-determination to practice. Psychology of Music, v. 46, n. 2, p. 208–221, 2018. https://doi.org/10.1177/0305735617705008

SCHATT, M. D. The Music Practice Motivation Scale: An exploration of secondary instrumental music students’ motivation to practice. International Journal of Music Education, v. 0, n. 0, 2022. https://doi.org/10.1177/0305735617705008

VALENZUELA, R.; CODINA, N.; PESTANA, J. V. Self-determination theory applied to flow in conservatoire music practice: The roles of perceived autonomy and competence, and autonomous and controlled motivation. Psychology of Music, v. 46, n. 1, p. 33–48, 2018. https://doi.org/10.1177/0305735617694502

VALLERAND, R. J.; FORTIER, M. S.; GUAY, F. Self-determination and persistence in a real-life setting: toward a motivational model of high school dropout. Journal of Personality and Social Psychology, v. 72, n. 5, p. 1161–76, 1997. https://doi.org/10.1037//0022-3514.72.5.1161

VANSTEENKISTE, M. et al. Examining the motivational impact of intrinsic versus extrinsic goal framing and autonomy-supportive versus internally controlling communication style on early adolescents’ academic achievement. Child development, v. 76, n. 2, p. 483–501, 2005. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2005.00858.x

WANG, Z.; WONG, K. Factors influencing the career intentions of music performance students: An integrated model analysis. International Journal of Music Education, v. 0, n. 0, 2022. https://doi.org/10.1177/02557614221077445

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

DE FREITAS FIGUEIREDO, E. A.; MOREIRA, A. S. da C. M. O que é um aluno motivado? Reflexões a partir dos relatos de cinco professores de instrumento musical. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01-14, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i1.3123. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/3123. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO