O que é um aluno motivado? Reflexões a partir dos relatos de cinco professores de instrumento musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.3123

Palavras-chave:

Ensino de instrumento musical, Motivação, Teoria da Autodeterminação, Motivação autônoma, Educação musical

Resumo

Professores de instrumento musical costumam reconhecer alguns aspectos da motivação dos alunos. No entanto, não conhecemos as opiniões dos professores sobre a motivação dos alunos, especificamente o que eles consideram um aluno motivado ou desmotivado. Para apoiar este estudo, adotamos a perspectiva da Teoria da Autodeterminação, que define motivação autônoma como alta qualidade de motivação e motivação controlada como baixa qualidade de motivação. A partir disso, buscou-se saber o que os professores de instrumento musical entendem por alunos com motivação de alta e baixa qualidade. Foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, a partir de entrevistas com cinco professores de instrumento musical. Como resultado, os professores reconhecem alguns traços relevantes de motivação, tanto em aspectos positivos como negativos. Para motivação de alta qualidade, os professores destacaram interesse, esforço, curiosidade e identificação com a tarefa. Para motivação de baixa qualidade, os professores enfatizaram a obrigação de frequentar as aulas, comportamentos de ausência, alienação e falta de interesse. Os professores, no entanto, não mencionaram outros aspectos motivacionais relevantes, tais como as crenças na própria capacidade, as estratégias de estudo e as atribuições causais. Isso indica que poderia ser produtivo abordar as teorias da motivação na formação do professor de música.

Biografia do Autor

Edson Antônio de Freitas Figueiredo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil.

Alex Sandro da Costa Moreira Moreira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduando do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor no Centro Educacional José Alves de Sousa Neto (SESC), Teresina, PI, Brasil.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

DE FREITAS FIGUEIREDO, Edson Antônio; MOREIRA, Alex Sandro da Costa Moreira. O que é um aluno motivado? Reflexões a partir dos relatos de cinco professores de instrumento musical. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–14, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i1.3123. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/3123. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO