O processo de inserção e orientação profissional de alunos egressos: Estudo de caso dos cursos técnicos do CEFET-Varginha/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.3932

Palavras-chave:

Egressos, Educação Profissional e Tecnológica, Inserção profissional, Gestão de carreira, CEFET-MG

Resumo

O acompanhamento dos egressos dos cursos de educação profissional técnica de nível médio se torna fundamental para que a instituição escolar assuma o compromisso de melhoria da formação dos sujeitos que se encontram em transição para o mundo do trabalho, reforçando o papel educacional para a formação de cidadãos críticos e emancipados profissionalmente. Partindo dessas premissas, esta pesquisa teve como objetivo analisar, através de questionário semiestruturado, as relações dos egressos sobre seu processo de inserção profissional, satisfação na área de formação, condições laborais e avaliação institucional. Em seguida, foi traçado o perfil profissional dos técnicos em Edificações, Mecatrônica e Informática do CEFET-MG Varginha. Foram utilizados, como modelo de estudo, alunos formados entre os anos de 2014 a 2019 - integrado e subsequente. Baseando-se nas respostas dos questionários, foi desenvolvido um e-book de orientação profissional e gestão de carreiras para os profissionais e futuros profissionais. A hipótese levantada neste estudo considerou se um material educativo direcionado aos alunos e recém-formados contribuiria no processo de inserção profissional. A intenção, ao elaborar o recurso educacional, foi colaborar para reforçar a relação entre o egresso e a instituição de ensino, estendendo este relacionamento para além da formatura. Ao final, a aplicação do produto educacional e-book apresentou, de forma preliminar, um resultado positivo para sua utilização no processo de transição entre escola e mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de São Paulo, campus São João da Boa Vista

Doutor e Mestre em Geografia (Organização do espaço) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro, com Pós-doutorado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Presidente Prudente. Professor EBTT do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e docente credenciado no programa de Mestrado ProfEPT do IFSULDEMINAS), São João da Boa Vista, São Paulo, Brasil.

Luiz Escandiussi Neto, CEFET, Varginha-MG

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - IFSULDEMINAS - PROFEPT. Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000). Atualmente é assistente em administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, compras e licitações

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

FUINI, Lucas Labigalini; ESCANDIUSSI NETO, Luiz. O processo de inserção e orientação profissional de alunos egressos: Estudo de caso dos cursos técnicos do CEFET-Varginha/MG. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–19, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i1.3932. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/3932. Acesso em: 22 dez. 2024.

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ARTIGOS