Transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio: uma visão sociocognitiva da ansiedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4002

Palavras-chave:

Problemas emocionais , Redes de Ensino, Transição

Resumo

Olhar de modo continuado para problemáticas contemporâneas inseridas no contexto educacional é de suma relevância, por isso o estudo tem como objetivo analisar as novas problemáticas socioemocionais envolvidas na transição do ensino fundamental II e novo ensino médio. Utilizou-se como metodologias a revisão integrativa de literatura nas seguintes bases de dados: biblioteca virtual do Centro Universitário UNIFTC e SciELO, além de dois questionários adaptados acerca das condições emocionais gerais dos estudantes incluídos no estudo. A revisão de literatura em consonância com os resultados apresentados nos dois questionários utilizados fortifica o tema apresentado acerca das problemáticas emocionais secundárias decorrentes do processo transitório educacional, podendo ser ou não a transição ser o principal motivo para o aparecimento e manutenção dos sintomas identificados. A efetivação da lei vigente que exige a presença de psicólogo(a) em instituições de ensino pode reduzir os problemas identificados, tendo como objetivo a manutenção da saúde mental de milhares de estudantes inseridos no contexto educacional brasileiro.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

OLIVEIRA, Pedro Lucas da Cruz de; SANTOS , Dilce Melo; OLIVEIRA, Isis Fabiana de Souza; PASSOS , Andreia Nascimento. Transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio: uma visão sociocognitiva da ansiedade. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–15, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i1.4002. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4002. Acesso em: 22 dez. 2024.

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ARTIGOS