Ensino de Instrumento Musical e didáticas inovadoras

(Brasil) (Canadá)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4244

Palavras-chave:

Aprendizagem musical., Didática Instrumental, Educação Musical

Resumo

A didática da música ainda se constitui como uma área de pesquisa relativamente recente na educação musical (BOURG, 2021). No entanto, a diversidade atual das práticas musicais, a ampliação recente dos contextos escolares e extraescolares para o ensino de instrumentos musicais (NASCIMENTO, 2022), bem como a indução forçada por uma epidemia ao ensino musical remoto (LEMAY, 2021) estimularam reflexões dos professores sobre o desenvolvimento e a aprendizagem musical neste novo contexto. Este número da Revista Caminhos da Educação propõe a difusão de pesquisas permeadas por novos caminhos didáticos trilhados por professores de instrumentos musicais em suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Toledo Nascimento, Federal University of Ceará at Sobral

Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) entre 2012 e 2021. Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena - Música (2003) e mestrado em Música - área Música e Educação (2007), ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Concluiu o doutorado em Música (Cotutela de Tese) em 2011 nas áreas de Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia e Musicologia pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail, França. Realizou estágio Pós-Doutoral em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne (2013-2014) sob a supervisão da Dra. Danielle Pistone pesquisando sobre as relações entre o Canto Orfeônico francês e brasileiro (Bolsa Funcap). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral atuando no Curso de Música-Licenciatura. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Faced/UFC) e Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) e é membro do Comitê de Internacionalização da UFC. Foi membro da Câmara das Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP. Líder do Grupo Pesquisa PESQUISAMUS (CNPq), atua como pesquisador em diversos grupos de pesquisa nacionais e internacionais, sendo o coordenador brasileiro do projeto de cooperação internacional com a Universidade Laval (Canadá) intitulado "Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social" com financiamento da CAPES, da FUNCAP e do Ministério de Relações Internacionais do Canadá (PGCI/DFAIT 2015-2019). É membro do Comitê Permanente de Defesa da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME) e é embaixador da Federação Internacional de Orquestras de Jovens EUROCHESTRIES. Orientando suas pesquisas sobre os temas bandas de música, didática instrumental e ensino coletivo de instrumentos musicais, têm coordenados nos últimos anos projetos sobre metacognição. Participa como convidado em diversos eventos da área no Brasil e no exterior e organiza desde 2013 as Conferências Internacionais de Educação Musical de Sobral. Como clarinetista e saxofonista estudou com os professores Fernando Silveira (Unirio), José de Freitas (UFRJ), Cristiano Alves (UFRJ), Idriss Boudrioua e Carlos Malta e foi integrante da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais entre 1997 e 2007. Ainda na Marinha do Brasil realizou turnê com o grupo "Banda Brasil" em 2003 por 23 países à bordo do Navio Escola Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro atuou como instrumentista dos grupos Rio Jazz orquestra e Caixa Preta e ao lado de grandes personalidades da música brasileira como Adriana Calcanhoto, Seu Jorge, Marcelo D2, Beth Carvalho, MPB4. Hoje atua como instrumentista em projetos no Brasil e no Exterior ligados ao ensino, principalmente como professor de clarineta, saxofone e regente sendo convidado para diversos festivais internacionais de música. É coordenador e regente da Banda Regional do Norte do Ceará "Banda do Norte", além de atuar como clarinetista da Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral (OSUFC-Sobral). Atualmente encontra-se como pesquisador convidado no Departamento de Psicopedagogia e Andragogia da Faculdade de Educação da Universidade de Montreal (Canadá) desenvolvendo do projeto "Aprendizagem Autorregulada da Prática de um instrumento musical" em colaboração com a Professora Sylvie Cartier.

Francis Dubé (Canadá), Universidade Laval (Canadá)

Doutor em Educação Musical pela Universidade Laval (Canadá). Professor titular em pedagogia instrumental extraescolar na Faculdade de Música da Universidade Laval. 

Referências

ASTOLFI, Jean-Pierre; DAROT, Éliane; GINSBURGER-VOGEL, Yvette; TOUSSAINT, Jacques. Mots-clés de la didactique des sciences. Pratiques Pédagogies, De

Bruxelas : Boeck & Larcier S. A., 1997.

BOURG, Adrien. La place d’une approche comparatiste en didactique de la musique. Paris: L'Harmattan, 2021.

BOURG, Adrien. Didactique de la musique : Apports d’une approche comparatiste. Éducation et didactique, vol. 2, n. 1, p. 69-88, 2008. https://doi.org/10.4000/educationdidactique.264

GARCIA, Malinalli Peral; DUBÉ, Francis. Stratégies pédagogiques visant le développement des habiletés métacognitives du musicien en formation afin d’optimiser l’efficacité de ses pratiques instrumentales. Revue musicale OICRM, v. 1, n. 1, p. 74–89, 2012. https://revuemusicaleoicrm.org/rmo-vol1-n1/strategies-pedagogiques/, Acesso em: 25 mai. 2019.

HALLAM, S. The development of metacognition in musicians: Implications for education. British Journal of Music Education, Cambridge, vol. 18, n. 1, p. 27-39, 2001. https://doi.org/10.1017/S0265051701000122

JIMENEZ, Astrid. Patricia Marin; DUBÉ, Francis. Pedagogical Foundation to Promote Students’ Engagement and Creativity While Co-creating a Music Learning Game. Proceedings of the 16th European Conference on Games Based Learning, Lisbon, vol. 16, n. 1, p. 619-627, 2022. https://doi.org/10.34190/ecgbl.16.1.844

KANGA, Kanga.; GORAN, Koffi Modeste. Didactique de l'éducation musicale : de la théorie a la pratique. Paris: L'Harmattan, 2017.

LEMAY, Guylaine. Approfondir les apprentissages musicaux dans un environnement virtuel. Musique et Pédagogie — Revue FAMEQ, v. 36, n. 1, p. 10-17, 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora: 1990.

MARCHAN, Chrystel. Pour une didactique de l’art musical. Collection Sciences de l’éducation musicale. Paris: L'Harmattan, 2009.

NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. Metacognição e Banda de música: um estudo exploratório. In: LANDI, Márcio; GONÇALVES, Inês (Org.) A Formação do Regente: competências formativas, possibilidades de ação e desafios profissionais. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2019. p. 1-10.

NASCIMENTO, Marco A. Toledo. Learning music by playing an instrument: self‐regulated learning for instrumental music education. 35th World Conference on Music Education: Virtual 17th - 23th July 2022. Proceedings of the International Society for Music Education 35th World Conference on Music Education.

NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo; DUBÉ, Francis; STERVINOU, Adeline. Práticas Musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil para o desenvolvimento humano em comunidades em situação de vulnerabilidade social. In: ANDRADE, Francisco Ari de; SILVA, Fernanda Maria Diniz da; CHAVES, Flavio Muniz (Org.). Palavras Docentes. 1ed. Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 173-186.

NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo; GARCEZ, Priscila de Araujo. Polifonia da fé protestante: a Música Sacra como elemento educativo em Henriqueta Rosa Fernandes Braga (1961). Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades. Teresina, v. 3, n. 1, p. 74-102, 2021. https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12360

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, p. 90-103, 2014.

PERETZ, Isabelle. Apprendre la musique : Nouvelles des neurosciences. Paris: Odile-Jacob. 2018.

RAY, Sônia. Prática e didática da música de câmara. Orfeu. Florianópolis, vol. 4, n. 1, p. 151-165, 2019. https://doi.org10.5965/2525530404012019151

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo; DUBÉ (CANADÁ), Francis. Ensino de Instrumento Musical e didáticas inovadoras: (Brasil) (Canadá). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–07, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i1.4244. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4244. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ