Health in School Program: an analysis of health actions

Autores

  • Lúcia de Fátima da Silva Santos, Tauani Zampieri Cardoso, Mayane Carneiro Alves Pereira, Maria José Bistafa, Leandra Andréia de Sousa, Osmar de Oliveira Cardoso Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Serviços de Saúde Escolar, Atenção Primária à Saúde, Promoção da Saúde, Colaboração Intersetorial

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.9179-85

Objetivo: analisar a implementação do Programa Saúde na Escola, a partir das ações de saúde na escola, valendo-se da perspectiva dos enfermeiros da Equipes de Saúde da Família e gestores de educação da cidade de Teresina, Piauí, Brasil. Método: Realizamos um estudo de análise de implementação com abordagem qualitativa, envolvendo os gestores das escolas e os enfermeiros das equipes de Saúde da Família. A seleção dos participantes deste estudo foi intencional. Para a coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, realizada por uma única pesquisadora.  Resultados: As narrativas indicam limites na evolução da atenção integral à saúde do escolar e no alcance dos objetivos vislumbrados pelo PSE. A presença de escolas ao lado das unidades de saúde é referida como um fator que facilita o diálogo, a criação de vínculos e a realização de ações entre os dois setores. Conclusão: As poucas ações existentes são desarticuladas, predominantemente centradas na dimensão biológica, preventivas e protagonizadas pelo setor saúde.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

1.
Lúcia de Fátima da Silva Santos, Tauani Zampieri Cardoso, Mayane Carneiro Alves Pereira, Maria José Bistafa, Leandra Andréia de Sousa, Osmar de Oliveira Cardoso. Health in School Program: an analysis of health actions. Rev Enferm UFPI [Internet]. 29º de novembro de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];9(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/681

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.