LivingMind: who cares for you, takes care of the other

Autores

  • Risocelly dos Santos Andrade, Milla Jane Carvalho de Oliveira, Silvana Santiago da Rocha Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Profissional da saúde, Promoção da saúde, Qualidade de vida

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp4-7

Objetivo: apresentar o relato de experiência de ações de promoção da saúde desenvolvidas em um grupo operativo com profissionais de uma equipe da Estratégia Saúde da Família e Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica em um município do nordeste brasileiro. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir de reflexões das autoras diante das suas práticas profissionais, especialmente quanto a condução do referido grupo, denominado VivaMente. Utilizou-se o diário de campo como ferramenta de registro para a produção das informações e sistematização do relato. Resultados: os espaços de encontros possibilitam refletir sobre os benefícios que as ações de promoção da saúde podem gerar. O grupo VivaMente oportunizou aos profissionais espaços de fala e escuta, os participantes puderam expor aflições e angústias, compreender conflitos, estimular a resiliência e estabelecer relações equilibradas em equipe. Considerações Finais: Esta experiência possibilitou crescimento profissional e pessoal bastante significativo por entender o quanto à utilização de tecnologias leves e ações psicoeducativas mostraram-se estratégias eficazes na promoção da saúde, especialmente quando se refere ao profissional da área.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

1.
Risocelly dos Santos Andrade, Milla Jane Carvalho de Oliveira, Silvana Santiago da Rocha. LivingMind: who cares for you, takes care of the other. Rev Enferm UFPI [Internet]. 24º de novembro de 2020 [citado 22º de novembro de 2024];8(spe). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/548

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.