Development of an educational technology for STD/HIV/AIDS prevention from teoria of Madeleine Leininger

Autores

  • Leilane Barbosa de Sousa, Nilza Maria de Abreu Leitão, Ana Karina Bezerra Pinheiro, Maria Lúcia Duarte Pereira, Régia Christina Moura Barbosa , Maria Adelane Monteiro da Silva Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Enfermagem, doenças sexualmente transmissíveis, tecnologia educacional

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i3.1074

Objetivo: O estudo objetivou relatar a experiência de desenvolvimento de tecnologia educativa para prevenção de DST/HIV/aids a partir da teoria de Madeleine Leininger. Métodos: A experiência foi desenvolvida em quatro etapas: identificação da idéia, composição do conflito, seleção das personagens, determinação da ação dramática, determinação do tempo dramático e elaboração da unidade dramática. Resultados: As participantes adquiriram conhecimento acerca do conceito de DST, das formas de contaminação, da vulnerabilidade de casais em união estável, das diferenças de vulnerabilidade entre homens e mulheres, e dos meios para obtenção do diagnóstico. Foi verificado desenvolvimento de atitude de realizar periodicamente exames diagnósticos e de usar camisinha como método de prevenção. Conclusão: O uso de tecnologias educativas pôde despertar o repensar sobre a vivência da saúde sexual e reprodutiva a partir das vulnerabilidades percebidas.  Conclui-se que o vídeo educativo desenvolvido constitui tecnologia de impacto na prevenção de DST/HIV/aids. Considerando o caráter transcultural do cuidado de enfermagem, recomenda-se a realização de experiências semelhantes com diferentes grupos culturais.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

1.
Leilane Barbosa de Sousa, Nilza Maria de Abreu Leitão, Ana Karina Bezerra Pinheiro, Maria Lúcia Duarte Pereira, Régia Christina Moura Barbosa , Maria Adelane Monteiro da Silva. Development of an educational technology for STD/HIV/AIDS prevention from teoria of Madeleine Leininger . Rev Enferm UFPI [Internet]. 21º de setembro de 2020 [citado 2º de julho de 2024];2(3). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/98

Edição

Seção

Relato de Experiência