Health education: a strategy of confrontation and violence prevention with adolescents in a school community

Authors

  • Viviane Gallon Mendonça, Bruna Zanon, Estefani Nascimento Sanini, Marluci Spagnol, Josiane Mariani, Ethel Bastos da Silva Universidade Federal de Santa Maria

Keywords:

Educação em Saúde, Enfermagem, Violência

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i2.1258

Objetivo: o estudo relata a experiência de educação em saúde com a temática violência escolar, por meio da metodologia problematizadora tendo como cenário uma escola pública de um município do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Metodologia: os dados foram coletados por meio de seis oficinas pedagógicas realizadas com 13 alunos estudantes do primeiro ano do ensino médio nos meses de março a novembro de 2012. Resultados: os temas geradores/abordados foram: tipos de violência e ações de paz; limites e respeito; drogas, violência nas ruas e violência nas favelas; protagonismo de paz na escola e confraternização. Conclusões: a pedagogia problematizadora foi vivenciada pelos alunos num movimento de pensar e agir diante da realidade existencial com a temática violência escolar e observou-se maior comprometimento com ações propulsoras da cultura da paz.

Published

2020-09-30

How to Cite

1.
Viviane Gallon Mendonça, Bruna Zanon, Estefani Nascimento Sanini, Marluci Spagnol, Josiane Mariani, Ethel Bastos da Silva. Health education: a strategy of confrontation and violence prevention with adolescents in a school community. Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Sep. 30 [cited 2024 Dec. 21];3(2). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/182

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.