Sedentary lifestyle and metabolic disorders among university study

Authors

  • Sara Carolina Ribeiro Torquato, Emilene Freires da Silva, Aline Rocha Rodrigues, Mayara Vidal Torres Pimenta, Jayne Ramos Araujo Moura, Ana Roberta Vilarouca da Silva Universidade Federal do Piaui

Keywords:

Estilo de vida, Sedentarismo, Estudantes, Universidades

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i2.5244

Objetivo: analisar a prevalência de sedentarismo e sua relação com alterações metabólicas em estudantes universitários de uma instituição de ensino superior do Piauí. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, transversal. A amostra foi de 550 estudantes, tendo dados socioeconômicos e de estilo de vida coletados por meio de formulário, além da mensuração da circunferência abdominal, índice de massa corpórea, pressão arterial e dosagens bioquímicas (triglicerídeos, colesterol-lipoproteína de alta densidade e glicose). Resultados: 66,2% eram do sexo feminino, 85,1% estavam na faixa etária entre 18 e 25 anos de idade, com média de idade de 22,6 anos, onde 71,7% foram classificados como sedentários. Entre os dados antropométricos analisados, 5,8 e 20,4% dos universitários estavam com circunferência abdominal e índice de massa corporal, respectivamente, elevados. 64,5% dos alunos apresentaram níveis de colesterol-lipoproteína de alta densidade abaixo do normal. Conclusão: em vista a esse cenário verifica-se a necessidade da realização de estratégias visando à promoção da saúde no âmbito universitário.

Published

2020-10-22

How to Cite

1.
Sara Carolina Ribeiro Torquato, Emilene Freires da Silva, Aline Rocha Rodrigues, Mayara Vidal Torres Pimenta, Jayne Ramos Araujo Moura, Ana Roberta Vilarouca da Silva. Sedentary lifestyle and metabolic disorders among university study . Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Oct. 22 [cited 2024 Nov. 22];5(2). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/380

Similar Articles

<< < 11 12 13 14 15 16 

You may also start an advanced similarity search for this article.