Production of knowledge about homophobia in the school environment
Palavras-chave:
Homofobia, Educação, EnfermagemResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5490
Objetivo: descrever a produção do conhecimento que versa sobre homofobia no ambiente escolar em artigos nacionais e internacionais. Metodologia: revisão integrativa de literatura, com vistas a responder a questão norteadora: Qual o conhecimento produzido sobre a homofobia no ambiente escolar? As bases de dados consultadas foram LILACS, PubMed/MEDLINE, BDENF e Index. Psic. empregando os descritores: homofobia, escola e enfermagem. Para a análise dos artigos buscou-se os núcleos de sentido que compõem o Corpus de 8 artigos selecionados. Resultados: verificou-se que a maioria dos estudos foi realizado com estudantes do ensino fundamental, médio e superior, seguido por estudos com docentes. A população homossexual tem sofrido graves consequências por meio de atos homofóbicos no ambiente escolar e os professores não possuem formação para gerenciar as questões relacionadas a gênero, sexualidade e diversidade sexual. Conclusão: aponta-se uma necessidade de mais estudos sobre a temática, no entanto a escola ainda é um ambiente normatizado para a heterossexualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.