Production of knowledge about homophobia in the school environment

Authors

  • Andrezza Rodrigues da Silva, Adelia Dalva da Silva Oliveira, Ana Célia da Silva Araujo Cândido, Francisco Itallo Soares Azevedo, Fernanda Claudia Miranda Amorim, Maria Consolação Pitanga Universidade Federal do Piaui

Keywords:

Homofobia, Educação, Enfermagem

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5490

Objetivo: descrever a produção do conhecimento que versa sobre homofobia no ambiente escolar em artigos nacionais e internacionais. Metodologia: revisão integrativa de literatura, com vistas a responder a questão norteadora: Qual o conhecimento produzido sobre a homofobia no ambiente escolar? As bases de dados consultadas foram LILACS, PubMed/MEDLINE, BDENF e Index. Psic. empregando os descritores: homofobia, escola e enfermagem. Para a análise dos artigos buscou-se os núcleos de sentido que compõem o Corpus de 8 artigos selecionados. Resultados: verificou-se que a maioria dos estudos foi realizado com estudantes do ensino fundamental, médio e superior, seguido por estudos com docentes. A população homossexual tem sofrido graves consequências por meio de atos homofóbicos no ambiente escolar e os professores não possuem formação para gerenciar as questões relacionadas a gênero, sexualidade e diversidade sexual. Conclusão: aponta-se uma necessidade de mais estudos sobre a temática, no entanto a escola ainda é um ambiente normatizado para a heterossexualidade.

Published

2020-10-23

How to Cite

1.
Andrezza Rodrigues da Silva, Adelia Dalva da Silva Oliveira, Ana Célia da Silva Araujo Cândido, Francisco Itallo Soares Azevedo, Fernanda Claudia Miranda Amorim, Maria Consolação Pitanga. Production of knowledge about homophobia in the school environment . Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Oct. 23 [cited 2024 Dec. 22];5(3). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/402

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.