Work-related musculoskeletal disorders (MSD) and their association with working conditions of nursing
Palavras-chave:
Transtornos traumáticos cumulativos., Enfermagem., Saúde do trabalhador, Riscos ocupacionais, Condições de trabalhoResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i4.2754
Objetivo:Avaliar as evidências científicas sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalhoe sua associação com condições de trabalho da enfermagem. Metodologia:Revisão integrativa de literatura utilizando as bases: Base de Dados de Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúdee Scientific Electronic Library Online, mediante a utilização da associação dos descritores: transtornos traumáticos cumulativos and enfermagem, obtendo-se 10 estudos. O período de busca foi 2004 a 2013. Resultados: A equipe de enfermagem está predisposta a desenvolver distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho devidoos aspectos da organização do trabalho, as condições sociais do trabalho, o salário, os fatores ambientais e psicossociais. Conclusão: Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalhosão uma realidade da enfermagem, sendo, portanto, necessário que as instituições de saúde planejem ações de prevenção e promoção da saúde, proporcionando uma melhor qualidade de vida no trabalho e reduzindo o número de casos e as taxas de absenteísmo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.