The methodology of problematization with the Arco de Maguerez: a reflection theoretical-epistemological
Abstract
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.4173
A obra em destaque interessa a todos que utilizam metodologias ativas na educação superior em geral, e na Educação em Enfermagem em especial, que ganhou destaque a partir do advento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que valorizam e recomendam tais abordagens. O prefácio foi escrito por Georges Maguerez, filho de Charles Maguerez, criador do Arco de Maguerez (AM), que ressalta a importância do livro por favorecer extensão para a vida e obra de seu pai. O livro apresenta-se organizado em duas partes: “Três versões de explicação para o Arco de Maguerez” e “Em busca de uma fundamentação epistemológica para o Arco de Maguerez”. A primeira versão (Capítulo 1) tem como subsídio a perspectiva original de Charles Maguerez. O contexto em que o autor desenvolveu o arco foi a formação profissional de adultos analfabetos; acreditava que a progressão do aprender se dava pela sucessão de arcos. Os passos descritos são: observação do real, observação de uma maquete, simbolizando o real, discussão de conteúdos, execução sobre a maquete, execução na realidade.
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