Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers

Autores

  • Samara Sandy Pereira dos Santos
  • Verusca Soares de Souza
  • Karoliny Ruama Carrenho Ribeiro
  • Mayane Magalhães Santos
  • Liasse Monique de Pinho Gama
  • Soraia Geraldo Rozza
  • Ingrid Moura de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v12i1.3787

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Ensino, Enfermagem, Docentes

Resumo

Objetivo: Compreender a visão dos docentes de enfermagem sobre a abordagem interdisciplinar da temática segurança do paciente no curso. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com professores de uma instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil. A coleta de dados aconteceu entre os meses de novembro de 2020 e fevereiro de 2021, a partir de entrevista gravada por meio da plataforma Google Meet, que teve duração entre 15 a 30 minutos. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: A partir das análises, emergiram duas categorias. A primeira “A segurança do paciente nas entrelinhas do ensino de enfermagem” versou sobre a discussão da temática de maneira implícita entre as disciplinas; e a segunda categoria “Estratégias de ampliação da abordagem da segurança do paciente no ensino de enfermagem” apresentou estratégias de expansão da abordagem do conteúdo. Conclusão: Reconheceu-se que a segurança do paciente é relevante, a qual necessita de uma abordagem em diferentes linhas do ensino na enfermagem, e que os docentes devem utilizar recursos inovadores para difundir a prática do cuidado seguro.

Referências

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. 1a ed. Brasília: Ministério da saúde; 2014.

Siman AG, Braga LM, Amaro MDOF, Brito MJM. Practice challenges in patient safety. Rev Bras Enferm. [Internet] 2019; 72(6):1504-11. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0441.

Organização Mundial da Saúde. The Conceptual Framework for the International Classification for Patient Safety. Final Technical Report and Technical Annexes. v1.1. Geneva: Organização Mundial da Saúde; 2009. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/70882

Leite FAE, organizador. Sistemas de notificação e aprendizagem de incidentes de segurança do paciente [livro eletrônico]. São Paulo (SP): Organização Mundial da Saúde; 2021. Available from: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/334323/9786555261950-por.pdf

World Health Organization. World Alliance for Patient Safety. Forward Programme. W 84.7. Geneva: World Health Organization; 2004. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/43072

Joint Commission International. International Patient Safety Goals. Joint Commission Internacional; 2017. Available from: https://www.jointcommissioninternational.org/standards/international-patient-safety-goals/

Ministério da Saúde (BR). Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Portaria Nº 529 de 1 de abril de 2013. Art. 3º.V. Brasília: Ministério da Saúde; 2013. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa (BR). Avaliação da Cultura de Segurança do Paciente. E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar 2021. Agência Nacional de Vigilância Sanitária; 2021. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/seguranca-do-paciente/cultura-de-seguranca-do-paciente#:~:text=A%20Cultura%20de%20Seguran%C3%A7a%20do,falhas%20durante%20a%20assist%C3%AAncia%20prestada).

Gomes ATL, Salvador PTCO, Goulart CF, Cecilio SG, Bethony MFG. Metodologias inovadoras para o ensino da segurança do paciente na graduação em Enfermagem: scoping review. Aquichan. [Internet]. 2020; 20(1): e2018. doi: https://doi.org/10.5294/aqui.2020.20.1.8

Ribeiro G, Pires DE, Martins MM, Vargas MAO, Melo JAC, Misiak M. Biosafety and patient safety: the perspective of nursing teachers and students. Acta Paul Enferm 2023;36:eAPE02921. doi: 10.37689/acta-ape/2023AO02921

Bohomol E, Freitas MAO, Cunha ICKO. Patient safety teaching in undergraduate health programs: reflections on knowledge and practice. Interface (Botucatu). [internet]. 2016; 20(58): 727-741. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0699

Rocha RCR, Bezerra MAR, Martins BDMB, Nunes BMVT. Teaching patient safety in nursing: integrative review. Enfermería Global. [Internet]. 2021; 20(4), 700-743. doi: https://doi.org/10.6018/eglobal.441691

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.

Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional De Saúde. Resolução 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. Available from: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Calazans MDSC, Pereira MSR; Coslop S, Maestri E, Luzardo AR, Lima EDFA, et al. Segurança do paciente entre estudantes de Enfermagem: uma revisão integrativa. Rev Enferm. Atual In Derme. [Internet]. 2020; 94(32):e-020086. doi: https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.934.

Melleiro MM, Tronchin DMR, Lima MOP, Garzin ACA, Martins MS, Cavalcante MBG, Gennari TD, et al. Thematic patient safety in the curricular matrices of undergraduate schools in nursing and obstetrics. Rev Baiana enferm. [Internet]. 2017; 31(2): e16814 doi: https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.16814

Costa F de AV, Coelho ASC, Nepomuceno AF, Bandeira RT da C, Silva J dos S, Queiroz KFP. Segurança do paciente e práticas de Enfermagem na garantia de uma assistência à saúde qualificada. RSD [Internet]. 2022;11(10): e527111033052.

Organização Mundial da Saúde (BR). The patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Vol. 20. Geneva: Organização Mundial da Saúde; 2011. Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789241501958

Garzin ACA, Melleiro MM. Safety in the training of health professionals. Ciência, Cuidado e Saúde. [Internet]. 2019; 18(4): e45780. doi: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i4.45780

Cauduro GMR, Magnago TSBS, Andolhe R, Lanes TC, Ongaro JD. Patient safety in the understanding of health care students. Rev Gaúcha Enferm. [Internet]. 2017; 38(2): e64818. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.64818

Monteiro AB, Peixoto JGP, Silva APSSD, Caregnato RCA, Millão LF. Formação para segurança do paciente: uma experiência de integração entre alunos da graduação e pós-graduação. Rev. enferm. UFSM. [Internet]. 2018; 8(1): 192-202. Available from: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/23988/pdf

Magnago TSBS, Silva JS, Lanes TC, Ongaro JD, Luz EMF, Tuchtenhagen P, et al. Simulação realística no ensino de segurança do paciente: relato de experiência. Rev. Enferm. UFMS. [Internet]. 2019; 10(13): 1-16. doi: https://doi.org/10.5902/2179769236616

Farnan JM, Gaffney S, Poston JT, Slawinski K, Cappaert M, Kamin B, et al. Patient safety room of horrors: a novel method to assess medical students and entering residents’ ability to identify hazards of hospitalisation. BMJ Quality & Safety. 2016; 25(3): 153–158, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1136/bmjqs-2015-004621

Bohomol E. Patient safety education of the graduation in Nursing from the teaching perspective. Esc Anna Nery. 2019; 23(2): e20180364. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0364

Behrens PVA. Patient safety approached from the rights of users. Rev Bioét. [Internet]. 2019; 27(2): 253-60. doi: https://doi.org/10.1590/1983-80422019272307

Prado MRM, Almeida JM, Ribeiro ER. Ensino da segurança do paciente: percepção de enfermeiros pós graduandos no âmbito lato sensu. Revista Thêma et Scientia. 2020; 10(1E): 142-155. Available from: https://themaetscientia.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/1047

Guarana CVPDS, Souza EDS, Dias VDS, Valentim E. Avaliação da competência de estudantes de medicina em identificar riscos à segurança do paciente através de simulação. Revista Brasileira de Educação Médica. [Internet]. 2020; 43(1), 431-439. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180238

Publicado

2023-06-21

Como Citar

1.
Santos SSP dos, Souza VS de, Ribeiro KRC, Santos MM, Gama LM de P, Rozza SG, et al. Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers. Rev Enferm UFPI [Internet]. 21º de junho de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];12(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)