Education and care practice of Brazilian Nursing – where we are and where we are going

where we are and where we are going

Autores

  • Shirley Afonso Escola Paulista de Enfermagem
  • Vanessa Ribeiro Neves UNIFESP/Professora Adjunta do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da EPE
  • Maria Itayra Padilha UNIFESP/Professora visitante da EPE-UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.784

Palavras-chave:

Enfermagem, História da Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: refletir sobre a trajetória histórica do sistema educacional de ensino superior de enfermagem e sua contribuição para prática da enfermagem. Metodologia: estudo reflexivo, fundamentado em literatura nacional e internacional relacionadas às mudanças curriculares do sistema de ensino superior, e como elas contribuíram para a atuação da prática de enfermagem, no período de 1950 a 2018. Resultados: as mudanças no sistema educacional, visando o aprimoramento da enfermagem, permitem compreender as possibilidades para o avanço técnico-científico na atuação profissional em prol da sociedade. Considerações finais: refletir e preservar a memória histórica dos processos de ensino e da prática de enfermagem contribui para compreender o seu papel na sociedade, promovendo avanços na aquisição de conhecimentos técnicos-científicos especializados e implantação de novas estratégias e instrumentos de intervenção.

Biografia do Autor

Vanessa Ribeiro Neves, UNIFESP/Professora Adjunta do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da EPE

Professora Adjunta do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da EPE-UNIFESP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG) da EPE-UNIFESP e do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Enfermagem (CEPHE). São Paulo, SP, Brasil

Maria Itayra Padilha, UNIFESP/Professora visitante da EPE-UNIFESP

Professora visitante da EPE-UNIFESP. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do CNPq. Vice-líder do Laboratório de Pesquisas em História do Conhecimento em Enfermagem e Saúde (GEHCES). Santa Catarina, SC, Brasil

Publicado

2022-02-14

Como Citar

1.
Afonso S, Neves VR, Padilha MI. Education and care practice of Brazilian Nursing – where we are and where we are going: where we are and where we are going. Rev Enferm UFPI [Internet]. 14º de fevereiro de 2022 [citado 4º de novembro de 2024];10(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/784

Edição

Seção

Reflexão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.