Education and care practice of Brazilian Nursing – where we are and where we are going
where we are and where we are going
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.784Palavras-chave:
Enfermagem, História da Enfermagem, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: refletir sobre a trajetória histórica do sistema educacional de ensino superior de enfermagem e sua contribuição para prática da enfermagem. Metodologia: estudo reflexivo, fundamentado em literatura nacional e internacional relacionadas às mudanças curriculares do sistema de ensino superior, e como elas contribuíram para a atuação da prática de enfermagem, no período de 1950 a 2018. Resultados: as mudanças no sistema educacional, visando o aprimoramento da enfermagem, permitem compreender as possibilidades para o avanço técnico-científico na atuação profissional em prol da sociedade. Considerações finais: refletir e preservar a memória histórica dos processos de ensino e da prática de enfermagem contribui para compreender o seu papel na sociedade, promovendo avanços na aquisição de conhecimentos técnicos-científicos especializados e implantação de novas estratégias e instrumentos de intervenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.