Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers

Autores

  • Samara Sandy Pereira dos Santos
  • Verusca Soares de Souza
  • Karoliny Ruama Carrenho Ribeiro
  • Mayane Magalhães Santos
  • Liasse Monique de Pinho Gama
  • Soraia Geraldo Rozza
  • Ingrid Moura de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v12i1.3787

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Ensino, Enfermagem, Docentes

Resumo

Objetivo: Compreender a visão dos docentes de enfermagem sobre a abordagem interdisciplinar da temática segurança do paciente no curso. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com professores de uma instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil. A coleta de dados aconteceu entre os meses de novembro de 2020 e fevereiro de 2021, a partir de entrevista gravada por meio da plataforma Google Meet, que teve duração entre 15 a 30 minutos. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: A partir das análises, emergiram duas categorias. A primeira “A segurança do paciente nas entrelinhas do ensino de enfermagem” versou sobre a discussão da temática de maneira implícita entre as disciplinas; e a segunda categoria “Estratégias de ampliação da abordagem da segurança do paciente no ensino de enfermagem” apresentou estratégias de expansão da abordagem do conteúdo. Conclusão: Reconheceu-se que a segurança do paciente é relevante, a qual necessita de uma abordagem em diferentes linhas do ensino na enfermagem, e que os docentes devem utilizar recursos inovadores para difundir a prática do cuidado seguro.

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

1.
Santos SSP dos, Souza VS de, Ribeiro KRC, Santos MM, Gama LM de P, Rozza SG, et al. Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers. Rev Enferm UFPI [Internet]. 21º de junho de 2023 [citado 22º de julho de 2024];12(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787

Edição

Seção

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