A EDUCAÇÃO BRASILEIRA SITIADA: AS REFORMAS NEOLIBERAIS E SEUS OBJETIVOS PARA A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5479

Palavras-chave:

Educação, Aparelhos Privados de Hegemonia, Base Nacional Comum Curricular, reformas neoliberais

Resumo

O presente traz uma análise sobre a influência dos aparelhos privados de hegemonia na elaboração, disseminação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e políticas a ela vinculadas. Partindo da análise referenciada no materialismo histórico e dialético, revisamos estudos produzidos por diferentes grupos de pesquisa, entre outros coletivos, sistematizando o conhecimento acumulado, buscando desenvolver sínteses explicativas que nos ajudem a entender e enfrentar o projeto de sociedade dos representantes do capital que entendem a educação como mercadoria. Na lógica empresarial, o sucesso não seria uma formação sustentada no conhecimento histórico emancipador, mas o “bom” desempenho nos testes padronizados. Essa redução da função da escola é, de certo modo, tranquilizadora para a classe burguesa, que encontra, cada vez menos conflitos para instalarem suas ideias e seguirem ocupando o lugar de privilégio que historicamente lhes foi assegurado. Essa concepção de sociedade e de educação, defendida por agências financeiras e organismos multilaterais, é disseminada por setores da classe dominante através de fundações e institutos, travando uma disputa na sociedade para estabelecer um consenso em torno dessa perspectiva ideológica no campo econômico e nas políticas públicas. Provisoriamente, os estudos que aqui apresentamos, indicam uma trajetória da BNCC como base do currículo e das demais políticas educacionais, colocando o Plano Nacional de Educação como simples coadjuvante.

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Biografia do Autor

Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII, Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil.  Endereço para correspondência: Rua Henrique Novaes, 98 Derba, Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. CEP: 48950-000 ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-6834-8842  E-mail: ipfsouza@uneb.br

Fabio Dantas de Souza Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Endereço: Rua Rubens Francisco Dias, nº1545, Feira de Santana, Bahia. CEP: 44059-370. Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-3227-2388. E-mail: fdssilva@uefs.br

Welington Araújo Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil. Endereço Rua Alfredo Gomes de Oliveira, 84, EDF. Mar de Sorrento, apto. 402. Salvador,Bahia, Brasil. CEP: 41.750-090 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7630-4981. E-mail: wasilva@uefs.br

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Sena, I. P. F. de S., Silva, F. D. de S., & Silva, W. A. (2024). A EDUCAÇÃO BRASILEIRA SITIADA: AS REFORMAS NEOLIBERAIS E SEUS OBJETIVOS PARA A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5479