A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • VERA LÚCIA MARTINIAK Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • ELIZA RIBAS GRACINO Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8718

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Projeto Político Pedagógico, Trabalho Coletivo, Autonomia

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão a respeito do papel da gestão escolar e a efetivação do projeto político pedagógico como instrumento de articulação da autonomia escolar. Tem como objetivo problematizar a construção histórica da gestão escolar e da importância da implantação dessa gestão para a construção de um Projeto Político Pedagógico coletivo, portanto democrático. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, intencionando colaborar para a reflexão sobre a importância da participação de todos os atores sociais envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Para fundamentar as discussões sobre a gestão escolar elencou-se autores que abordam sob o aspecto histórico bem como os que discutem a gestão democrática como: Dourado (2002), Ferreira (2006), Gadotti (1994), Libâneo (2004), Lück (2006, 2009), Saviani (1985, 1999, 2010) Silva (2003), Teodoro (2001), bem como em alguns documentos legais: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Plano Decenal de Educação para Todos. Os estudos permitiram observar que construir coletivamente uma práxis de gestão participativa e democrática pressupõe romper com os ranços adquiridos ao longo da história da educação, assumindo uma postura de resistência, diálogo e compromisso. As possibilidades de mudança estão vinculadas ao sistema escolar, as políticas em educação, mas principalmente a problematização do cotidiano escolar. Acredita-se que o estudo pode auxiliar nas discussões em torno da importância da elaboração e aplicação coletiva do Projeto Político Pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VERA LÚCIA MARTINIAK, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em educação. Professora efetiva do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

ELIZA RIBAS GRACINO , Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPB. Professora Colaboradora do Departamento de Pedagogia da UEPB.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em: 9/10/2011.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.mec.gov. br. Acesso em: 9.out. 2013.

______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior, Comissão de Especialistas para as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia, 1999.

______. Ministério da Educação. UNESCO. Plano Decenal de Educação para Todos.Brasília, 1996.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DOURADO, Luiz Fernandes. A gestão democrática e a construção de processos coletivos de participação e decisão na escola. In: AGUIAR, Márcia Ângela da S.; FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? Campinas, SP: Papirus, 2002. p. 149-160.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 7. ed. Curitiba: Ed. Positivo, 2008.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2006.

FONSECA, Marília. O Banco mundial e a gestão da educação brasileira. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

FUSARI, J. C. A construção da proposta educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar. Série Ideias, São Paulo, n. 16, p. 69- 77, 1993. Disponível em: http//www.crmariocovas.sp.gov.br/pdg/ idéias_16_p069_077_c.pdf>. Acesso em: 15. jun.2014.

GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. In: BRASIL. MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília, 1994

KRAWCZYK, Nora. A gestão escolar: um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros. Educ. Soc., Campinas, v. 20, n. 67, p. 112-149, ago. 1999. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 22 May 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301999000200005.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia, GO: Alternativa, 2004.

LÜCK, Heloísa. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

_____. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 65, n. 150, p. 407-425, maio./ago. 1984.

MARQUES, Mário Osório. Projeto pedagógico: A marca da escola. Revista Educação e Contexto, Ijuí, n. 18, abr./jun. 1990.

MEDRADO, Adonai Estrela. Mapa Conceitual sobre os elementos integrantes do Projeto Político Pedagógico. Disponível em: http://cidadeemletras.blogspot.com.br/2011/05/mapa-conceitual-elementos-de-um-projeto.html. Acessado em: 14.maio.2015.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

PAIVA, Vanilda. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 2003.

PARANÁ. Gestão Democrática – Mapa Conceitual Popular. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=256&evento=3. Acessado em 15 de maio de 2015.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2003.

______. Formação de gestores escolares: a atualidade de José Querino Ribeiro. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 107, p. 453-467, Aug. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 19 mai 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0101- 73302009000200008.

PAULA, Roseli Lopes de; SCHNECKENBERG, Marisa. Gestão escolar democrática: desafio para o gestor do século XXI. Revista Eletrônica Latu Sensu-Ano 3, n. 1, mar.2008. Disponível em: http://www. unicentro.br . Acesso em: 19.mai.2015.

PETERS, Tom. 50 lições de liderança. 32. ed. São Paulo: Vozes, 2002.

SANDER, Benno. Gestão educacional: concepções em disputa. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 69-80, jan./jun. 2009. Disponível em: Acesso em: 10.maio. 2014.

SAVIANI, Dermeval. Sentido da Pedagogia e Papel do Pedagogo. Revista da ANDE, São Paulo, n. 9, p. 27-28, 1985.

______. Escola e Democracia. 8. ed.Campinas, SP: Autores Associados, 1987.

______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: AutoresAssociados, 1991.

______. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas, SP: AutoresAssociados, 1999.

______. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados,2010.

SECO, Ana Paula; ANANIAS, Mauricéia e FONSECA, Sonia Maria. Antecedentes da administração escolar até a república (1930), In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas,n. especial, p. 54–101, ago. 2006. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/rev22e.html>. Acesso em : 15. jun. 2014.

SILVA, Carmen Bissoli da. Curso de Pedagogia no Brasil: História e identidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SILVA JR, Celestino Alves da. A escola pública como local de trabalho. São Paulo: Cortez, 1993.

TEODORO, António. Educar, promover, emancipar. Lisboa, PT: Edições Universitárias Lusófonas, 2001.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Projeto Político-Pedagógico: conceito e metodologia de elaboração. In: ______. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.

______. Planejamento: Plano de Ensino-aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertad, 2006.

______. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2009.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 12. ed. Campinas: Papirus, 2001.

VIEIRA, Maria Silva. Gestão democrática na educação: as contribuições e omissões da LDB (Lei 9.394/96). In: MARQUES, Mara Rúbia Alves (Orgs). LDB: balanço e perspectivas para a educação brasileira. Campinas, SP: Alínea, 2008.

XAVIER, Elizabete Sampaio Prado. Poder político e educação de elite. São Paulo:Cortez, 1980

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

MARTINIAK, V. L. ., & RIBAS GRACINO , E. . (2014). A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 188–206. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8718

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 38 39 40 41 42 43 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.