FACULDADES E UNIVERSIDADES HISTORICAMENTE NEGRAS: UM TERRENO FÉRTIL PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
(Estados Unidos da América)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.6009Palavras-chave:
HBCUs, Pertencimento, Afrodescendentes, Estados Unidos, História das UniversidadesResumo
Este artigo objetiva analisar o surgimento e a expansão das universidades historicamente negras, as chamadas HBCUs (Historically Black Colleges and Universities), com especial atenção àquelas situadas no Sul Profundo (Deep South) dos Estados Unidos. Metodologicamente, o artigo realiza um mapeamento das faculdades e universidades historicamente negras dos Estados Unidos na bibliografia produzida sobre o tema. Aborda-se, então, a importância de conhecer a experiência educacional da população afrodescendente nos Estados Unidos, a fim de estabelecer uma reflexão sobre os significados de pertencer a uma instituição exclusivamente étnica. Por fim, o artigo procura indicar a relevância do estudo da temática para o campo da história da educação e concebe as HBCUs.
Downloads
Referências
BROOKS, Erik; STARKS, Glenn. Historically Black colleges and universities: an encyclopedia. Santa Barbara: Greenwood, 2011.
CANCLINI, Nestor Garcia. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do IPHAN, Brasília, n. 23, p. 94-115, 1994.
COHEN, Rodney. The Black colleges of Atlanta. Arcadia, 2000.
DREWRY, Henry. Stand and proper: private Black colleges and their students. Princeton University Press, 2012.
DU BOIS, W.E.B. As almas da gente negra. Rio de Janeiro: Lacerda, 1999.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. U.S. Department of Health, Education, and Welfare, Office of Education. Higher Education Act of 1965. Washington, D.C., 1965. Disponível em: https://www.govinfo.gov/content/pkg/COMPS-765/pdf/COMPS-765.pdf. Acesso em: 18 fev 2024.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. U.S. Department of Labor. Office of Federal Contract Compliance Programs. Minority Education Initiatives. Washington, D.C., [s.d.]. Disponível em: https://www.dol.gov/agencies/ofccp/compliance-assistance/outreach/hbcu-initiative/about. Acesso em: 18 fev 2024.
FAIRCLOUGH, Adam. Teaching equality: Black schools in the age of Jim Crow. Athens: University of Georgia Press, 2001.
GARIBALDI, Antoine. Black colleges and universities. New York: Praeger Publishers, 1984.
HANNA, Cassondra. Remembering the first Black college: the extended life of Avery College. Master, Department of History University of Virginia, 2023.
hooks, bell. Pertencimento: uma cultura do lugar. São Paulo: Elefante, 2022.
LE MELLE, Tilden. The Black college: a strategy for achieving relevancy. New York: Frederick A. Praeger, 1969.
LOVETT, Bobby. America’s historically Black colleges & universities: a narrative history, 1837-2009. Macon, Mercer University Press, 2015.
O’CONNOR, Ellen. Myrtilla Miner: a memoir. Boston, and New York: Houghton, Mifflin, 1885.
ROCHA, Mariana Machado. Uma luta científico-social desproporcional: colonialidade e branquitude na fundação da USP e ensino superior na Imprensa Negra Paulista (1924 1937). São Paulo: Tese (Doutorado em Educação), USP, 2023.
SANTOS, Hasani Eliotério dos. Faculdade Zumbi dos Palmares: uma proposta de Black College no Brasil do século XXI? 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12457. Acesso em: 1 fev 2024.
SEARCHABLE MUSEUM. Historically Black Colleges and Universities of the United States. [s.d.]. Disponível em: https://www.searchablemuseum.com/map-of-historically-black-colleges-and-universities#historically-black-colleges-and-universities-of-the-united-states. Acesso em: 28 fev 2024.
SILVA, Lourdes José da. Faculdade da cidadania Zumbi dos Palmares: o quilombo do século XXI. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, 2010.
TALBERT, Rev. Horace. The sons of Allen: together with a sketch of the rise and progress of Wilberforce University. Xenia: Ohio. The Aldine Press, 1906.
VICENTE, José. Faculdade da Cidadania Zumbi dos Palmares: uma proposta alternativa de inclusão do negro no ensino superior. 2012. 274f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2012.
WHITEHEAD, Colson. The underground railroad: os caminhos para a liberdade. Trad. Caroline Chang. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2017.
WOODSON, Carter G. The education of the Negro prior to 1861. New York: Putnam’s, 1919.
WOODSON, Carter G. A des-educação do negro. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.