FACULDADES E UNIVERSIDADES HISTORICAMENTE NEGRAS: UM TERRENO FÉRTIL PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

(Estados Unidos da América)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.6009

Palavras-chave:

HBCUs, Pertencimento, Afrodescendentes, Estados Unidos, História das Universidades

Resumo

Este artigo objetiva analisar o surgimento e a expansão das universidades historicamente negras, as chamadas HBCUs (Historically Black Colleges and Universities), com especial atenção àquelas situadas no Sul Profundo (Deep South) dos Estados Unidos. Metodologicamente, o artigo realiza um mapeamento das faculdades e universidades historicamente negras dos Estados Unidos na bibliografia produzida sobre o tema. Aborda-se, então, a importância de conhecer a experiência educacional da população afrodescendente nos Estados Unidos, a fim de estabelecer uma reflexão sobre os significados de pertencer a uma instituição exclusivamente étnica. Por fim, o artigo procura indicar a relevância do estudo da temática para o campo da história da educação e concebe as HBCUs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Sou "cria" da escola pública (com orgulho). Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ProPed, 2012), mestra em História Social (Universidade Federal Fluminense/2008). Possuo bacharelado e licenciatura em História (UFF/ 2006). Realizei estágio de pesquisa de doutorado sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha, 2011),com bolsa CAPES. Fui bolsista doutorado nota 10 da FAPERJ (2011-2012). Atuei como professora adjunta no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2015), professora permanente no PPGHIS/UFMT(2014-2016) e professora permanente no ProfHist/UFMT (2015-2018). Fui professora visitante na University of Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos), com bolsa CAPES (PVE Júnior Edital n. 45/2017), no período de janeiro a dezembro de 2019. Realizei pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com bolsa do CNPQ (2021-22). Realizei missões e estágios de pesquisa no exterior: na Universidad Autónoma de San Luis Potosí/México (CAPES PrInt/2022 e 2024) e na Tuskegee University/ Estados Unidos (agosto a dezembro de 2023). Atualmente sou professora associada na Faculdade de Educação da UERJ, professora permanente no ProPed/UERJ e professora credenciada no ProfHist/UERJ. Fui subchefe (2020-2021) e chefe do departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE/EDU/UERJ/2021-2023). Sou conselheira universitária eleita desde 2021 (Representante docente pelo CEH, no biênio 2021-2023 e representante docente pela Faculdade de Educação, no biênio 2023-2025). Orientei dissertações de mestrado e teses de doutorado em programas de pós-graduação nas áreas de História e Educação. Sou Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2015 (com renovação em 2018 e 2023); Procientista da UERJ desde 2017 e Bolsista de Produtividade do CNPq desde novembro de 2022 (área de História). Coordenei projetos de pesquisa contemplados em editais da FAPEMAT, FAPERJ, CNPq e CAPES. Tenho produzido livros e artigos nas áreas de História e Educação, com especial atenção aos campos História da Educação e do Ensino de História. Sou escritora de literatura infantojuvenil, tendo inúmeros livros publicados no gênero. Tenho produzido livros com acesso aberto, para a divulgação científica, os quais estão disponíveis no site: https://sementesdebano.com.br/. Compreendo educação como direito humano e um dever do Estado. Desde 2016, sou líder do grupo de pesquisa: Eleko: gênero, classe e raça em ensino de História e Educação. Defendo a democratização do conhecimento histórico e o direito à memória de grupos historicamente silenciados, para que "nunca esqueçamos todos aqueles que sofreram e morreram porque afirmaram o seu direito humano básico de serem livres". 

Rhonda Collier, Tuskegee University - Alabama, US

Doutora em Literatura Comparada pela Vanderbilt Universit. Professora Titular na Tuskegee University, Tuskegee, Alabama, Estados Unidos. 

Referências

BROOKS, Erik; STARKS, Glenn. Historically Black colleges and universities: an encyclopedia. Santa Barbara: Greenwood, 2011.

CANCLINI, Nestor Garcia. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do IPHAN, Brasília, n. 23, p. 94-115, 1994.

COHEN, Rodney. The Black colleges of Atlanta. Arcadia, 2000.

DREWRY, Henry. Stand and proper: private Black colleges and their students. Princeton University Press, 2012.

DU BOIS, W.E.B. As almas da gente negra. Rio de Janeiro: Lacerda, 1999.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. U.S. Department of Health, Education, and Welfare, Office of Education. Higher Education Act of 1965. Washington, D.C., 1965. Disponível em: https://www.govinfo.gov/content/pkg/COMPS-765/pdf/COMPS-765.pdf. Acesso em: 18 fev 2024.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. U.S. Department of Labor. Office of Federal Contract Compliance Programs. Minority Education Initiatives. Washington, D.C., [s.d.]. Disponível em: https://www.dol.gov/agencies/ofccp/compliance-assistance/outreach/hbcu-initiative/about. Acesso em: 18 fev 2024.

FAIRCLOUGH, Adam. Teaching equality: Black schools in the age of Jim Crow. Athens: University of Georgia Press, 2001.

GARIBALDI, Antoine. Black colleges and universities. New York: Praeger Publishers, 1984.

HANNA, Cassondra. Remembering the first Black college: the extended life of Avery College. Master, Department of History University of Virginia, 2023.

hooks, bell. Pertencimento: uma cultura do lugar. São Paulo: Elefante, 2022.

LE MELLE, Tilden. The Black college: a strategy for achieving relevancy. New York: Frederick A. Praeger, 1969.

LOVETT, Bobby. America’s historically Black colleges & universities: a narrative history, 1837-2009. Macon, Mercer University Press, 2015.

O’CONNOR, Ellen. Myrtilla Miner: a memoir. Boston, and New York: Houghton, Mifflin, 1885.

ROCHA, Mariana Machado. Uma luta científico-social desproporcional: colonialidade e branquitude na fundação da USP e ensino superior na Imprensa Negra Paulista (1924 1937). São Paulo: Tese (Doutorado em Educação), USP, 2023.

SANTOS, Hasani Eliotério dos. Faculdade Zumbi dos Palmares: uma proposta de Black College no Brasil do século XXI? 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12457. Acesso em: 1 fev 2024.

SEARCHABLE MUSEUM. Historically Black Colleges and Universities of the United States. [s.d.]. Disponível em: https://www.searchablemuseum.com/map-of-historically-black-colleges-and-universities#historically-black-colleges-and-universities-of-the-united-states. Acesso em: 28 fev 2024.

SILVA, Lourdes José da. Faculdade da cidadania Zumbi dos Palmares: o quilombo do século XXI. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, 2010.

TALBERT, Rev. Horace. The sons of Allen: together with a sketch of the rise and progress of Wilberforce University. Xenia: Ohio. The Aldine Press, 1906.

VICENTE, José. Faculdade da Cidadania Zumbi dos Palmares: uma proposta alternativa de inclusão do negro no ensino superior. 2012. 274f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2012.

WHITEHEAD, Colson. The underground railroad: os caminhos para a liberdade. Trad. Caroline Chang. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2017.

WOODSON, Carter G. The education of the Negro prior to 1861. New York: Putnam’s, 1919.

WOODSON, Carter G. A des-educação do negro. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

Downloads

Publicado

2024-05-12

Como Citar

SILVA, Alexandra Lima da; COLLIER, Rhonda. FACULDADES E UNIVERSIDADES HISTORICAMENTE NEGRAS: UM TERRENO FÉRTIL PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: (Estados Unidos da América) . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–13, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i3.6009. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6009. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS