Entre o quilombo e o canavial:um estudo de caso da Escola da comunidade de Sobara (Araruama/RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4631

Palavras-chave:

Educação Escolar , Quilombola, comunidade quilombola

Resumo

Este trabalho é um estudo de caso da escola da comunidade quilombola de Sobara. O artigo procura investigar o acesso à educação dos moradores da comunidade de Sobara da atualidade, os quais puderam contar com a presença em seu território da Escola Municipal Alcebíades Ferreira de Mendonça, diferentemente das gerações passadas. Sobara possui uma história interligada às atividades da Fazenda Campos Novos, propriedade originalmente da Companhia de Jesus, no século XVIII, e que entrou em decadência no final do século XIX, após a abolição da escravatura.  A pesquisa procurou compreender:  a escola que existe na área quilombola é uma escola “no Quilombo” ou uma escola “do Quilombo”?

Biografia do Autor

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

 Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ProPed, 2012), mestra em História Social (Universidade Federal Fluminense/2008), instituição na qual me graduei (bacharelado e licenciatura em História, 2006). Realizei pesquisa de doutorado sanduíche na Universidad de Alcalá (2011),com bolsa CAPES. Fui bolsista doutorado nota 10 da FAPERJ (2011-2012). Atuei como professora adjunta no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2015), PPGHIS/UFMT(2014-2016) e ProfHist/UFMT (2015-2018). Fui professora visitante na University of Illinois Urbana-Champaign, com bolsa CAPES (PVE Júnior Edital n. 45/2017), no período de janeiro a dezembro de 2019. Realizei pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com bolsa do CNPQ (2021-22). Realizei missão de pesquisa na Universidad San Luis de Potosí/México (CAPES PrInt/2022). Atualmente sou professora associada na Faculdade de Educação da UERJ e professora permanente no ProPed/UERJ. Fui subchefe (2020-2021) e chefe do departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE/EDU/UERJ/2021-2023). Sou conselheira universitária eleita (Representante docente pelo CEH, biênio 2021-2023 e representante docente pela Faculdade de Educação, biênio 2023-2025). Orientei dissertações de mestrado e teses de doutorado em programas de pós-graduação nas áreas de História e Educação. Sou Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2015 (com renovação em 2018 e 2023); Procientista da UERJ desde 2017 e Bolsista de Produtividade do CNPq desde novembro de 2022 (área de História). Coordenei projetos de pesquisa contemplados em editais da FAPEMAT, FAPERJ, CNPq e CAPES. Tenho produzido livros e artigos nas áreas de História e Educação, com especial atenção aos campos História da Educação e do Ensino de História. Sou escritora de literatura infantojuvenil, tendo inúmeros livros publicados no gênero. Tenho produzido livros com acesso aberto, para a divulgação científica, os quais estão disponíveis no site: https://sementesdebano.com.br/. Defendo a democratização do conhecimento histórico, o direito à memória de grupos historicamente silenciados. Compreendo educação como direito humano e um dever do Estado.

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

SILVA, Alexandra Lima da; COELHO , Juliana Vieira Borges. Entre o quilombo e o canavial:um estudo de caso da Escola da comunidade de Sobara (Araruama/RJ). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–18, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4631. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4631. Acesso em: 21 nov. 2024.

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ARTIGOS