Perception of nursing students on children's mental health

Autores

  • Nara Karoliny Carvalho do Monte Sá Universidade Federal do Piauí (UFPI). Picos, Piauí, Brasil.
  • Delmo de Carvalho Alencar Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Programa de Pós-graduação em Saúde Pública. Rio de Janeiro
  • Luisa Helena de Oliveira Lima Universidade Federal do Piauí, Picos, Piauí.
  • Ana Karla Sousa de Oliveira Universidade Federal do Piauí, Picos, Piauí.
  • Lany Leide de Castro Rocha Campelo Universidade Federal do Piauí, Picos, Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.813

Palavras-chave:

Saúde mental, Criança, Adolescente, Cuidados de enfermagem, Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção de graduandos de enfermagem sobre o conhecimento teórico-prático e experiência de cuidado da saúde mental infantojuvenil proporcionados durante a graduação. Metodologia: estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior, no período de março a abril de 2019. Participaram dez graduandos de enfermagem do último período da graduação, que responderam a entrevistas semiestruturadas, sendo transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: evidenciaram-se as seguintes categorias de análise: compreensão dos graduandos quanto ao significado de saúde mental;  aspectos necessários para que a criança/adolescente tenha uma boa saúde mental; papel do enfermeiro no cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes; formação do enfermeiro para o cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes. Embora os graduandos sejam capazes de identificar problemas de saúde mental que acometem crianças e adolescentes, não se sentem aptos a prestar o devido cuidado a essa clientela. Conclusão: as distâncias entre o ensino e a prática na saúde mental infantojuvenil denotam a necessidade de reestruturação na formação de enfermeiros, da permanente revisão curricular e das estratégias pedagógicas, a fim de melhor preparar os futuros enfermeiros para responder com maior segurança a essa demanda crescente de cuidado.

Publicado

2021-04-12

Como Citar

1.
Sá NKC do M, Alencar D de C, Lima LH de O, Oliveira AKS de, Campelo LL de CR. Perception of nursing students on children’s mental health. Rev Enferm UFPI [Internet]. 12º de abril de 2021 [citado 25º de novembro de 2024];10(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/813

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

<< < 56 57 58 59 60 61 62 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)