Association between stress and socioeconomic characteristics in college students..

Autores

  • Silas Alves da Silva, Filipe Melo da Silva, Haylla Simone Almeida Pacheco, José Wictor Pereira Borges Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Estresse psicológico, Avaliação em Saúde, Estudantes

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8426-33

Objetivo: Verificar a existência de associação entre o nível de estresse e características socioeconômicas em estudantes universitários de uma instituição de ensino superior do Piauí, Brasil. Metodologia: Estudo transversal, quantitativo, realizado com 322 universitários de uma Instituição de Ensino Superior pública sediada em Floriano-Piauí, entre os meses de março e maio de 2017. A coleta de dados foi realizada por meio da Escala de Estresse Percebido e em seguida analisados a partir do programa SPSS 2.0. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Resultados: Destaca-se que 16,15% dos acadêmicos apresentaram níveis de estresse elevado. Destes, as mulheres foram as mais acometidas (19,6%), a idade mais prevalente estava abaixo de 30 anos (87,3%), com companheiros afetivos (19,0%), adeptos de alguma religião (16,8%), residência fixa em Floriano (17,4%) e portadores de alguma doença (19,5%). Os alunos de Enfermagem apresentaram maior estresse elevado (22,6). Conclusão: Identificou-se parcela considerável de acadêmicos com percepção elevada de estresse, indicando que os universitários constituem um grupo de risco para o estresse, sendo as mulheres, aquelas com maiores chances de apresentarem estresse em níveis elevados.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

1.
Silas Alves da Silva, Filipe Melo da Silva, Haylla Simone Almeida Pacheco, José Wictor Pereira Borges. Association between stress and socioeconomic characteristics in college students. Rev Enferm UFPI [Internet]. 24º de novembro de 2020 [citado 16º de junho de 2024];8(4). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/596

Edição

Seção

Original