Health education in the nurses' training process: report of experience
Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem, Educação em saúde, Atenção Primária à Saúde.Resumo
DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8174-77
Objetivo: descrever a experiência positiva de acadêmicos de enfermagem quanto ao uso da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez. Metodologia: relato de experiência de acadêmicas de enfermagem, durante o estágio rural, no município de Parintins-Amazonas, nos meses de março a maio de 2018. A experiência foi fundamentada na metodologia da Problematização do Arco de Maguerez, que partiu da realidade social, análise, levantamento de hipóteses e possíveis soluções para problemáticas encontradas no ambiente de trabalho do enfermeiro da atenção primária de saúde. Resultados: as ações realizadas trouxeram a comunidade para mais próximo da Unidade Básica de Saúde, havendo aumento na procura do serviço, sendo observada maior confiança e apreço pela equipe de saúde. A descrição da experiência mostrou a eficácia metodologia problematizadora do Arco de Maguerez para solução de um problema, visto que a todo tempo o pesquisador/enfermeiro pode encontrar novas dificuldades/problemas e recomeçá-lo. Conclusão: as metodologias ativas de aprendizagem ajudam as pessoas a promover em si mesmas as mudanças necessárias para obter uma melhor qualidade de vida e modificar os modos de viver.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.