Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective

Autores

  • Cristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Saúde pública, Sistema Único de Saúde, Estágios, Serviços de saúde

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5276

OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em um projeto de vivências e estágios na saúde pública. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, que consistiu na imersão em organizações de trabalho, presentes em quatro municípios do litoral piauiense durante doze dias, e na discussão crítico-reflexiva da realidade encontrada com base nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. O processo de ensino aprendizagem fundamentou-se nos pressupostos do quadrilátero da formação em saúde. RESULTADOS: A contribuição do projeto para a formação profissional foi analisada a partir de dois eixos: “dispositivo de educação permanente em saúde” e “rede de atenção em saúde”. CONCLUSÃO: Os acadêmicos foram instigados a propor mudanças exequíveis na conformação assistencial nos serviços de saúde, tornando-se protagonistas na luta pelo direito à saúde, (des)construindo conceitos e valores, e transformando mentes e corações para um sistema de saúde de qualidade.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

1.
Cristiano Batista Gonçalves, Nayra Samanta Alves Luz, Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa. Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective . Rev Enferm UFPI [Internet]. 28º de outubro de 2020 [citado 8º de maio de 2024];5(4). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/420

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.