Project experiences and internships in public health: nursing academic perspective
Palavras-chave:
Saúde pública, Sistema Único de Saúde, Estágios, Serviços de saúdeResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5276
OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em um projeto de vivências e estágios na saúde pública. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, que consistiu na imersão em organizações de trabalho, presentes em quatro municípios do litoral piauiense durante doze dias, e na discussão crítico-reflexiva da realidade encontrada com base nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. O processo de ensino aprendizagem fundamentou-se nos pressupostos do quadrilátero da formação em saúde. RESULTADOS: A contribuição do projeto para a formação profissional foi analisada a partir de dois eixos: “dispositivo de educação permanente em saúde” e “rede de atenção em saúde”. CONCLUSÃO: Os acadêmicos foram instigados a propor mudanças exequíveis na conformação assistencial nos serviços de saúde, tornando-se protagonistas na luta pelo direito à saúde, (des)construindo conceitos e valores, e transformando mentes e corações para um sistema de saúde de qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.