Nursing students and their perspective about mental health formation: an integrative review

Autores

  • John Victor dos Santos Silva Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)
  • Anderson da Silva Moreira Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)
  • Thyara Maia Brandão Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)
  • Ronildo Alves dos Santos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.806

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem, Saúde mental, Enfermagem psiquiátrica

Resumo

Objetivo: identificar na literatura a percepção dos estudantes a respeito da formação em saúde mental na graduação em enfermagem no Brasil. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Scopus e Web of Science, nos meses de julho e agosto de 2020, através de duas estratégias de busca, utilizando descritores em português e inglês. A seleção de estudos foi por dois revisores e sistematizada a partir do fluxograma PRISMA, com auxílio do software Rayyan, e aplicada análise de conteúdo para extração dos temas.  Resultados: a amostra final desta revisão foi de dez artigos, categorizados e apresentados em tabela. Após as análises dos estudos, foram encontrados dois eixos temáticos: 1) aspectos que favorecem a formação em saúde mental, com três subtemas; e 2) aspectos que fragilizam a formação em saúde mental, com seis subtemas. Conclusão: embora alguns fatores permitam melhor formação em saúde mental, como as metodologias ativas e estágios, outros aspectos fragilizam, a exemplo da pouca preparação dos docentes, carga horária insuficiente e conteúdos superficiais.

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Silva, J. V. dos S. ., Moreira, A. da S. ., Brandão, T. M., & Santos, R. A. dos. (2021). Nursing students and their perspective about mental health formation: an integrative review. Rev Enferm UFPI, 10(1). https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.806

Edição

Seção

Revisão