Report of educational interventions developed during supervised nursing internship in primary care

Autores

  • Sabrina de Oliveira Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Carleandra da Silva Mota Fundação Municipal de Saúde de Teresina
  • Helyzabeth Rodrigues da Silva Fundação Municipal de Saúde de Teresina
  • Giovanna de Oliveira Libório Dourado Universidade Federal do Piauí
  • Adriana da Cunha Menezes Parente Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2748

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Relatar intervenções educativas desenvolvidas durante estágio supervisionado de enfermagem na Atenção Básica. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de ações, durante o estágio curricular obrigatório do curso de enfermagem de uma universidade federal brasileira, no período de março a maio de 2022. Resultados: Foi realizado o reconhecimento inicial da unidade e, em seguida, foi inserido em um plano de estágio atividades de educação em saúde, humanização e acolhimento. Assim, foram produzidos dez materiais educativos: cuidados íntimos masculinos e femininos, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, combate ao Aedes aegypti, tuberculose, hanseníase, hipertensão, diabetes, alimentação infantil e saúde mental, junto a um suporte de parede personalizado para alocá-los e um painel infantil decorativo para o consultório de enfermagem. Houve ainda distribuição de barras de doce para clientes após a realização de exames na sala de coleta do serviço. Conclusão: A experiência permitiu a aproximação da rotina dos profissionais na Atenção Básica e participação das etapas relacionadas ao cuidado e gerenciamento em enfermagem. O estágio contribuiu para o desenvolvimento da autonomia e construção de identidade acadêmica da discente, agregando novos aprendizados para os profissionais e beneficiando diretamente a comunidade, mediante as intervenções de educação em saúde, humanização e acolhimento.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

1.
Carvalho S de O, Mota C da S, Silva HR da, Dourado G de OL, Parente A da CM. Report of educational interventions developed during supervised nursing internship in primary care. Rev Enferm UFPI [Internet]. 31º de dezembro de 2022 [citado 25º de novembro de 2024];11(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2748

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

<< < 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)