Knowledge of the parents about child development: an integrative review

Authors

  • Leandro Cardozo dos Santos Brito Universidade Federal do Piauí. Parnaíba, Piauí, Brasil
  • Haylla Simone Almeida Pacheco Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.
  • Walana Érika Amâncio Sousa Universidade Estadual do Maranhão. Caxias, Maranhão, Brasil
  • Marcelo de Carvalho Filgueiras Universidade Federal do Piauí. Parnaíba, Piauí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.880

Keywords:

Desenvolvimento infantil, Saúde da criança, Conhecimento, Pais

Abstract

Objetivo: analisar na produção científica qual o nível de conhecimento dos pais sobre o desenvolvimento infantil e os fatores que influenciam nesse conhecimento. todo: utilizou-se metodologia de revisão integrativa, por meio de levantamentos nas bases de dados científicas LILACS, PubMed/MEDLINE, e SciELO, dos trabalhos indexados no período entre 2010 e 2019. A busca foi realizada entre março e abril de 2020. Resultados: foram levantados 1.132 artigos, dos quais dez preencheram os critérios de inclusão e foram usados como base para esta revisão. Os estudos evidenciaram falha dos pais na detecção de atrasos nos marcos do desenvolvimento; associação do nível de conhecimento dos pais a um melhor desenvolvimento infantil; e maior nível de conhecimento pelas mães. Conclusão: os pais são peças fundamentais no desenvolvimento infantil. Pais que possuem maior conhecimento sobre esse processo são mais propícios a criarem um ambiente favorável para o desenvolvimento saudável de seus filhos. 

Published

2021-06-30

How to Cite

1.
Cardozo dos Santos Brito L, Simone Almeida Pacheco H, Érika Amâncio Sousa W, de Carvalho Filgueiras M. Knowledge of the parents about child development: an integrative review. Rev Enferm UFPI [Internet]. 2021 Jun. 30 [cited 2024 Nov. 22];10(1). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/880

Similar Articles

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.