Teaching of nursing graduates on organ and tissue donation: an integrative literature review
Palavras-chave:
Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem, Obtenção de Tecidos e Órgãos, ConhecimentoResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7461-66
Objetivo: analisar na literatura evidências disponíveis sobre o ensino e o conhecimento de graduandos de Enfermagem a respeito da doação de órgãos e tecidos para transplante. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO. Foram elencados seis artigos completos, publicados entre 2012 a 2017. Resultados: evidenciou-se poucas publicações sobre o tema. Observou-se grandes lacunas no conhecimento dos graduandos dos cursos de enfermagem, fazendo-se necessário o desenvolvimento de pesquisas nesse campo, em especial estudos que enfoquem estratégias de ensino teórico práticas, tendo em vista que estas são capazes de trazer impactos reais e significativos nos conhecimento e habilidades dos profissionais. Conclusão: pode-se concluir que o ensino voltado para a individualidade e realidade do público alvo, levando em consideração a realidade epidemiológica e características dos discentes, é fundamental nesse processo. Espera-se contribuir para o desenvolvimento de novos estudos, que possam fomentar reflexões acerca do processo de doação de órgão e tecidos para transplante, e acima de tudo, cooperar com a afirmação do processo educativo como o norte da qualificação profissional, por conseguinte, para a melhoria do processo de trabalho em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.