Health education in the nurses' training process: report of experience

Authors

  • Indira Silva dos Santos, Tamiris Moraes Siqueira, Henry Walber Dantas Vieira Universidade Federal do Amazonas

Keywords:

Estudantes de Enfermagem, Educação em saúde, Atenção Primária à Saúde.

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8174-77

Objetivo: descrever a experiência positiva de acadêmicos de enfermagem quanto ao uso da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez. Metodologia: relato de experiência de acadêmicas de enfermagem, durante o estágio rural, no município de Parintins-Amazonas, nos meses de março a maio de 2018. A experiência foi fundamentada na metodologia da Problematização do Arco de Maguerez, que partiu da realidade social, análise, levantamento de hipóteses e possíveis soluções para problemáticas encontradas no ambiente de trabalho do enfermeiro da atenção primária de saúde. Resultados: as ações realizadas trouxeram a comunidade para mais próximo da Unidade Básica de Saúde, havendo aumento na procura do serviço, sendo observada maior confiança e apreço pela equipe de saúde. A descrição da experiência mostrou a eficácia metodologia problematizadora do Arco de Maguerez para solução de um problema, visto que a todo tempo o pesquisador/enfermeiro pode encontrar novas dificuldades/problemas e recomeçá-lo. Conclusão: as metodologias ativas de aprendizagem ajudam as pessoas a promover em si mesmas as mudanças necessárias para obter uma melhor qualidade de vida e modificar os modos de viver.

Published

2020-11-24

How to Cite

1.
Indira Silva dos Santos, Tamiris Moraes Siqueira, Henry Walber Dantas Vieira. Health education in the nurses’ training process: report of experience . Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Nov. 24 [cited 2024 Dec. 4];8(1). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/545

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.