Effect of educational interventions on self-efficacy of rural older people with chronic diseases
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v12i1.3974Keywords:
Autoeficácia, Educação em saúde, Idoso, Atenção primária à saúde, Doença crônicaAbstract
Objetivo: Avaliar a autoeficácia de idosos da zona rural com doenças crônicas antes e após intervenções educativas (interativa ou expositiva). Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em setembro de 2016. Aplicaram-se intervenções educativas (interativa ou expositiva) com idosos acompanhados em duas Unidades Básicas de Saúde da zona rural de Senador Pompeu, Ceará. Sorteou-se qual unidade recebeu cada intervenção. Utilizou-se a escala Diabetes Empowerment Scale-Short Form para verificar o efeito das intervenções. Os dados foram analisados por estatística descritiva e testes de diferença. Resultados: Compuseram os grupos 10 (intervenção interativa) e 15 (intervenção expositiva) idosos, com média de idade entre 66,6 e 68,2 anos. Predominaram mulheres, com nível primário e baixo rendimento mensal. A maioria tinha hipertensão arterial (92%) e 24% apresentavam outra doença crônica simultânea. Os escores de autoeficácia nos dois grupos aumentaram depois das intervenções aplicadas (intervenção interativa 0,9 pontos e intervenção expositiva 0,6 pontos), com diferença estatística significante (p=0,008 e p=0,001). Dos itens avaliados, Necessidade de mudança do comportamento e Cuidar de si obtiveram menor e maior aumento das médias entre as avaliações (0,1 e 1,5, respectivamente). Conclusão: As intervenções educativas (interativa ou expositiva) aplicadas aumentaram a autoeficácia de idosos com doenças crônicas.
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