Humanized attendance to pregnant: reality and challenges
Keywords:
Gestante, Atenção básica, HumanizaçãoAbstract
DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7310-16
Objetivo: avaliar como é realizado o atendimento às gestantes pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Santarém - PA, considerando as orientações do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN), tanto na visão da clientela quanto na dos profissionais. Metodologia: adotou-se a abordagem quantitativa, qualitativa, descritiva e observacional, sendo a análise temática, combinada a princípios da hermenêutica e dialética, utilizada no tratamento e interpretação dos dados. Participaram 56 pessoas, das quais 50 são gestantes e 6 são profissionais. Resultados: ainda que a clientela das UBS tenha qualificado majoritariamente o atendimento em “bom” e “ótimo”, percebeu-se que o significado de “humanização” ainda é conflituoso para as participantes, além disso, são recorrentes queixas quanto a falta de infraestrutura e de educação continuada. Conclusão: a falta de esclarecimento sobre o conceito “humanização” - de recursos materiais e humanos – limitam, na prática, a ofertada do atendimento humanizado às gestantes.
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