Report of educational interventions developed during supervised nursing internship in primary care
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2748Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Estudantes de EnfermagemResumo
Objetivo: Relatar intervenções educativas desenvolvidas durante estágio supervisionado de enfermagem na Atenção Básica. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de ações, durante o estágio curricular obrigatório do curso de enfermagem de uma universidade federal brasileira, no período de março a maio de 2022. Resultados: Foi realizado o reconhecimento inicial da unidade e, em seguida, foi inserido em um plano de estágio atividades de educação em saúde, humanização e acolhimento. Assim, foram produzidos dez materiais educativos: cuidados íntimos masculinos e femininos, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, combate ao Aedes aegypti, tuberculose, hanseníase, hipertensão, diabetes, alimentação infantil e saúde mental, junto a um suporte de parede personalizado para alocá-los e um painel infantil decorativo para o consultório de enfermagem. Houve ainda distribuição de barras de doce para clientes após a realização de exames na sala de coleta do serviço. Conclusão: A experiência permitiu a aproximação da rotina dos profissionais na Atenção Básica e participação das etapas relacionadas ao cuidado e gerenciamento em enfermagem. O estágio contribuiu para o desenvolvimento da autonomia e construção de identidade acadêmica da discente, agregando novos aprendizados para os profissionais e beneficiando diretamente a comunidade, mediante as intervenções de educação em saúde, humanização e acolhimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.