Factors associated with the risk of falls in hospitalized/institutionalized elders: a systematic review of the literature
Palavras-chave:
Enfermagem geriátrica, Idoso, Hospitalização, nstituição de Longa Permanência para IdososResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5523
Objetivo: Identificar os fatores associados ao risco para queda em idosos hospitalizados/institucionalizados. Metodologia: realizou-se uma revisão sistemática da literatura, tendo como critérios de inclusão artigos completos publicados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (ScIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) que trataram de fatores associados ao risco de quedas em idosos no ambiente hospitalar ou institucionalizados, com um recorte histórico de 5 (cinco) anos, publicados entre 2012 a 2016, sem restrição idiomática. Considerou-se idoso o indivíduo com idade maior ou igual a 60 (sessenta) anos. Resultados: Um total de 11 estudos foram identificados: 55% (n=6) foram estudos transversais, 36% (n=4) estudos de coorte e 9% (n=1) revisão de literatura. Os resultados revelaram os seguintes fatores associados ao risco de queda em idosos como principais: extremos de idade, morbidades e comorbidades, déficit de marcha/mobilidade, fatores ambientais e sociodemográficos, dentre outros. Conclusão: É evidente a carência de publicações científicas acerca dos fatores de risco para quedas em idosos hospitalizados/institucionalizados, sendo alguns desses fatores modificáveis. Importa a realização de mais estudos baseados em evidência que forneçam subsídio para a implementação de políticas que minimizem os fatores de risco para queda em idosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.